13 de abril, Dia Internacional do Beijo: Cuide da Sua Saúde Oral

13 de abril, Dia Internacional do Beijo: Cuide da Sua Saúde Oral

O beijo é, em muitas culturas, uma expressão de afeto e de amor romântico. Para uma boca saudável e pronta a beijar, é essencial manter uma boa higiene oral e idas regulares ao dentista. Sabia que agora já pode ter acesso a consultas de medicina dentária totalmente gratuitas através do seu Centro de Saúde?

No âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, da Direção Geral da Saúde, crianças e jovens em idades chave, grávidas, idosos e outros grupos vulneráveis têm direito a Cheques Dentista (guias de tratamento) que dão acesso a consultas e tratamento dentários totalmente gratuitos! Para outros problemas da boca não cobertos pelos Cheques Dentista, é possível aceder a consultas de Medicina Dentária e de Estomatologia no SNS, através da referenciação pelo seu médico de família.

A visita regular a um dentista e uma boa higiene oral diária ajudam a prevenir as afeções orais que afetam a nossa capacidade de comer, respirar e falar. Uma boca saudável contribui para o bem-estar psicológico e social, melhora a auto-confiança, bem-estar, vida social e, claro, a capacidade de beijar! Não se deixe levar pelos problemas da boca! Informe-se com o seu Médico de Família sobre o Cheque Dentista e outras soluções e junte-se às comemorações do Dia Internacional do Beijo. Comece ainda hoje a cuidar de si e da sua saúde oral!

Para mais informações consulte o site: www.saudeoral.min-saude.pt ou https://www.sns24.gov.pt/

Cristina Ribeiro – Enfermeira Especialista em Comunitária
Daniela Lima – Médica Interna do 4 ° Ano da Especialidade de Saúde Pública
Mafalda Mendes – Médica Interna do 1 ° Ano da Especialidade de Saúde Pública

Compartilhar este post