Associação Empresarial da Maia completou 108º aniversário

Associação Empresarial da Maia completou 108º aniversário

A Associação Empresarial da Maia completou este domingo 108 anos ao serviço das empresas do concelho.

A AEMAIA – Associação Empresarial da Maia, constitui desde 1902 o organismo de classe com mais representação e tradições do concelho da Maia.

Os seus primeiros estatutos foram aprovados, ao tempo da 1ª República, por alvará do Ministério do Fomento, datado de 25 de Outubro de 1912, com a denominação de Centro Comercial e Industrial da Maia (Associação de Classe) e congregou comerciantes e industriais do concelho, duma forma sempre independente e actuante até à sua integração no regime corporativo, pelo Estado Novo, sob a forma de Grémio.

Por Alvará de 1 de Maio de 1940, do então Sub-Secretário de Estado das Corporações e Previdência Social, foi consagrada a transformação da Associação em Grémio do Comércio da Maia, designação e estruturas que manteve até ao reordenamento institucional originado no 25 de Abril de 1974.

Não obstante a integração no regime corporativo e restrito ao sector do comércio pela nova denominação, o Grémio do Comércio da Maia foi sempre tribuna para comerciantes e industriais, e assento para as mais diversas iniciativas do interesse dos empresários do Concelho.

Em 8 de Julho de 1977, volta à forma de Associação dos Comerciantes do Concelho da Maia, sem fins lucrativos. Através de registo efectuado em 12 de Dezembro de 1980 e publicado no Boletim do Trabalho a 28 de Março de 1981, é alterada a denominação para Associação Comercial e Industrial do Concelho da Maia, denominação vigente até 18 de Outubro de 2001 quando, em Assembleia-geral Extraordinária, foi deliberada a alteração desta denominação para AEM – Associação Empresarial da Maia.

Fotografia com direitos reservados

Compartilhar este post