XXVI Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

XXVI Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Programação para dia 8 de outubro, sexta-feira

21h00 Circo Ambulante- Companhia XPTO- PT
Exterior do Fórum da Maia- Gratuito
20M M/6

É um espetáculo itinerante dedicado a todo o tipo de público, onde existem domadores de “animais”, faquires, malabaristas, mágicos, equilibristas e muito mais. Todas estas personagens são feitas por apenas dois artistas, construindo, assim, o imaginário do circo em qualquer lugar… Com mudas constantes de adereços e figurinos aos olhos de todos, este circo promete muitas gargalhadas de alguns, muitos momentos de suspense para outros, e claro, muita boa disposição!

Criação e Interpretação Tiago Costa e Nuno Dores

21h30 Estrela do Dia – Producións Teatrais Excéntricas – Galiza/ES
Grande Auditório do Fórum da Maia
85M M/12 Estreia em Portugal

Estrela do dia é uma visão atualizada dos milagres de Santa Maria aplicada aos problemas atuais. Problemas surpreendentemente semelhantes aos do século XIII. Desfilarão novamente diante de nossos olhos, neste retábulo do século XX, diversas situações: os soldados a fugir da guerra; a jovem forçada a casar com quem ela não quer; os que são expulsos de suas casas e são tratados como gado; os prisioneiros por roubarem comida; a freira que foge do convento; aquela que, cansada deste mundo, quer viver no outro sem morrer; aquela que perde uma bola e daria o que tem para continuar a jogar; aquela que foge da manada de brutos que a persegue; aqueles que preferem a companhia do animal a qualquer humano; aquele que procura curar a doença mortal… Dramas resolvidos pela intervenção milagrosa de Maria com aparências dignas da melhor vedeta de varietés.

Dramaturgia: Quico Cadaval
Direção: Marcos PTT Carballido
Assistente de Direção: Carlos Santiago
Interpretação: Evaristo Calvo, Rocío González, Víctor Mosqueira e Patricia vázquez
Espaço Cénico: Laura Iturralde
Figurino: Uxía Vaello
Música: Nacho Muñoz
Desenho de Som: Xurxo Piñeiro
Execução Cenográfica e Adereços: Ezra Moreno
Direção Técnica: Octavio Mas
Maquinaria e Som: Pepe Quintela
Design Gráfico: Alberto Guitián
Fotografia: Sabela Eiriz
Vídeo: Marghe Morello_16 thunders
Direção de Produção: Rubén G. Pedrero

23h00 Sex o No Sex – Oihulari Klown – País Basco/ES
CENTRARTE
75M M/16

Pauxa é uma palhaça que se questiona sobre a vida, a morte e o sexo. Encarando as pessoas na plateia como cúmplices e testemunhas das suas reflexões delirantes, ela partilha as suas diferentes opiniões em torno das temáticas sexuais e confessa as suas preocupações sobre as relações humanas em geral e a dificuldade de gerir relacionamentos saudáveis. Neste espetáculo, Virginia Imaz presenteia-nos com humor e ternura, mais uma vez, graças ao jogo do palhaço, temas como as regras, a masturbação, a complicada relação com o próprio corpo, o primeiro beijo, a relação, o orgasmo… e, em geral, o assunto pendente do prazer sem culpa. Trata-se de uma proposta lúdica que tem como referência os nossos hábitos – ou falta deles – em relação ao sexo e, como tem vindo a ser habitual nas criações de Oihulari Klown, surge a partir de uma perspetiva de género.

Autor, Direção e Interpretação: Virginia Imaz
Ambiente Sonoro: Oihulari Klown


Compartilhar este post