World Press Photo 2021 na Maia

World Press Photo 2021 na Maia

A inauguração da World Press Photo 2021 na Maia terá lugar no dia 29 de outubro, pelas 18h00, e contará também com a presença da Comissária da Fundação World Press Photo, Martha Echevarria, bem como do fotógrafo português premiado, Nuno André Ferreira. A exposição, de entrada gratuita, estará patente no Fórum da Maia, de 30 de outubro a 21 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 22h00.

O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. O concurso deste ano atraiu 4.315 fotógrafos de 130 países. No total, foram apresentadas a concurso 74.470 imagens. As fotografias premiadas são apresentadas numa exposição que passa por mais de 100 cidades em mais de 45 países.

A Fotografia do Ano é da autoria de Mads Nissen, intitula-se “O Primeiro Abraço” e retrata o primeiro abraço que uma idosa, Rosa, recebeu em cinco meses, em virtude da pandemia por COVID-19. A História do Ano é da autoria de Antonio Faccilongo, intitula-se “Habibi [Meu Amor]” e retrata a coragem e a perseverança do povo palestiniano face a um dos conflitos mais prolongados e complicados da história moderna.

Um fotógrafo português, Nuno André Ferreira, recebeu o 3º Prémio na categoria de Fotografia Individual, com uma fotografia intitulada “Fogo na Floresta”. Nas palavras do fotógrafo, «a fotografia, representa precisamente um contraste entre os dois planos captados: Uma criança que, com aquela idade, não tem a noção do que é um incêndio, que não tem a perspetiva dos pais — que estão apreensivos com o que se está a passar. Aquela criança está completamente descontraída, com um ar ternurento. É uma expressão que contrasta muito com o que acontece na parte de fora do carro, ainda que algo distante».

Cartaz da Exposição WORLD PRESS PHOTO
Foto: D.R.

Este prémio não é a primeira distinção atribuída ao fotojornalista natural de Leiria. Em 2010, Nuno André Ferreira venceu o prémio nacional Estação Imagem, na categoria Ambiente, e em 2019 conquistou o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, com a fotografia “O Nosso Presidente Marcelo”. Reforçando o apoio aos profissionais do nosso país, e tal como acontece sempre que um fotógrafo português consta entre os premiados, foi esta a fotografia escolhida pela Câmara Municipal da Maia para promover a exposição no Município.

Para a organização deste evento «é prestigiante para o Município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da Europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos. A World Press Photo realiza-se na Maia há 21 anos e é já um acontecimento de grande relevância no nosso Município e na Região Norte, aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam a exposição».

Todos os anos a exposição recebe cerca de 8.000 visitantes, incluindo visitas de estudo organizadas por instituições de ensino.

Esta exposição, segundo diz a organização «mostra de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que de mais relevante aconteceu no mundo em 2020, promovendo uma reflexão sobre os tempos atuais e sensibilizando cada um de nós para a existência de desafios globais para os quais todos podemos e devemos prestar o nosso contributo.»

A Câmara Municipal da Maia entende que «esta exposição é uma excelente forma de reforçar a afirmação e pertinência dos pilares da Agenda 2030 para todos os cidadãos, e para todos os territórios do mundo, sejam eles mais ou menos desenvolvidos.»

Nesse contexto, a Câmara Municipal da Maia irá abordar a exposição encarando-a na perspetiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e mostrando como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão relacionados com cada fotografia premiada retratada.

A World Press Photo 2021 na Maia contará com o patrocínio da LIPOR e da Maiambiente que, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, divulgará a exposição em quatro viaturas de recolha de resíduos sólidos, ostentando oito das fotografias premiadas.

Compartilhar este post