Testagem no ensino público arranca hoje

Testagem no ensino público arranca hoje

Arranca hoje a testagem COVID-19 para mais de um milhão de alunos.

Ao longo do segundo período letivo, cerca de um milhão de estudantes do ensino público serão testados, com o apoio da rede nacional de farmácias.

A iniciativa da testagem covid-19 começa hoje no âmbito do protocolo assinado entre a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

A testagem será realizada com as farmácias mais próximas das escolas, podendo ser realizada nas instalações da farmácia ou da escola.

Segundo o presidente da ANDAEP, esta iniciativa «vai permitir que os nossos alunos possam ser todos testados a custo zero para as famílias e para as escolas, contribuindo para conceder ainda mais segurança a um lugar confiável». Já o professor Filinto Lima acrescenta que «os diretores não baixarão a guarda de exigência relativamente ao cumprimento das regras e observação das normas implementadas nas escolas públicas, reconhecendo mais-valia nesta simbiose».

Ema Paulino, presidente da ANF, refere que «trata-se de um programa flexível, porque será ajustável à realidade de cada localidade e concelho», acrescentando que «a capilaridade da rede de farmácias em todo o país, a forte ligação dos farmacêuticos com as comunidades locais e a experiência acumulada na testagem COVID-19».

O protocolo de colaboração assinado entre a ANDAEP e a ANF promove que as farmácias aderentes à convenção com o Serviço Nacional de Saúde participem no serviço de TRAg COVID-19 junto dos alunos dos estabelecimentos públicos de ensino, em todo o território nacional.

Compartilhar este post