Tempo quente e seco para a próxima semana

Tempo quente e seco para a próxima semana

A partir de hoje, o calor vai voltar. Na Maia, as temperaturas ultrapassam os 20 graus e podem chegar aos 30º.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos próximos dias prevê-se a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acimas da média para a época, destacando-se:

-Humidade relativa do ar inferior a 20% no Alto Alentejo e no interior das regiões Norte e Centro;

−Vento até 30 km/h, sendo mais intenso nas terras altas do Centro e Sul (até 45 km/h);

−Temperatura máxima acima de 30ºC na generalidade do território, sendo de 35ºC a 38ºC em vários locais do Alentejo, Centro e Norte;

−Instabilidade atmosférica com possibilidade de trovoada seca, em especial no interior Centro e no Alto Alentejo.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), durante os próximos dias há um “agravamento do risco de incêndio no sábado para, em geral, nível superior a elevado, sendo muito elevado ou máximo no Algarve, no médio Tejo e o interior centro”.

Assim, a ANEPC recorda que:

  • É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

Compartilhar este post