TECMAIA acolhe empresas com distinção Inovadora COTEC

TECMAIA acolhe empresas com distinção Inovadora COTEC

Mais de 500 empresas conseguiram a distinção de “Inovadora COTEC”. Cerca de 30 têm sede na Maia e seis estão instaladas no TECMAIA.

Em comunicado a TECMAIA revelou que foram duas mil as candidaturas que a COTEC (Associação Empresarial para a Inovação) recebeu no âmbito da iniciativa que lançou no presente ano, e que pretende atribuir um estatuto que «permitirá benefícios no financiamento e ajudará as empresas a verem os seus ativos intangíveis reconhecidos».

O Estatuto Inovadora COTEC resultou de uma parceria entre a COTEC e o sector financeiro, e tem como objetivo distinguir as empresas inovadoras facilitando o financiamento junto da banca.

Segundo esta associação, os objetivos passam por «distinguir empresas nacionais com um elevado desempenho de inovação, por promover o reconhecimento público de empresas que, pelo seu desempenho de inovação, constituam exemplos de criação de valor para o país, por criar uma rede de parceiros que valorizem esta distinção, potenciando benefícios para as empresas inovadoras e, por último, garantir melhores condições de financiamento para as Empresas Inovadoras».

Mais de um quarto das empresas com este novo estatuto têm sede na Maia, Lisboa, Porto, Matosinhos ou Oeiras.

As 574 empresas com o estatuto Inovadora COTEC são na sua maioria do setor das Indústrias Transformadoras, seguidas das atividades de Informação e Comunicação. Elas investiram 335 milhões de euros em Inovação e Desenvolvimento, empregam mais de 70 mil pessoas e exportam, no global, mais de 3 mil milhões de euros.

Destas empresas, perto de trinta têm sede na Maia e seis estão instaladas, total ou parcialmente, no TECMAIA. São elas:

  • C2B – Soluções Empresariais em Consultoria de Gestão
  •  Critical Manufacturing
  • ISICOM – Engenharia e Automação Industrial
  • MOG Technologies
  • Nonius Software
  • SODECIA

Compartilhar este post