Teatro| “Autorretratos de Pluma y Espada”

Teatro| “Autorretratos de Pluma y Espada”

No dia 24 de fevereiro, pelas 19h00, o Grande Auditório do Fórum da Maia recebe uma coprodução de Karlik Danza Teatro e Festival de Teatro Clásico de Cáceres – Casar de Caceres/Espanha.

As escritoras barrocas enfrentaram o desafio de usar a palavra para evidenciar uma situação sem dúvida injusta porque, diante do silêncio e da reclusão a que a moralidade reinante da época as condenava, queriam erguer a voz, tornando-se visíveis na sociedade e, por meio das palavras, romper a esfera privada para atingir também a esfera pública.

Serão as quatro dramaturgas seculares mais representativas do barroco espanhol, María de Zayas, Ana Caro de Mallén, Ángela de Acevedo e Leonor de la Cueva que darão voz à sua visão do mundo através das protagonistas das suas obras: “La Traición en la amistad”, “Valor, agravio y mujer”, “El muerto dissimulado” y “La firmeza en el ausência”, respectivamente. E Catalina Clara Ramírez de Guzmán, poetisa da Extremadura, de Llerena, do século XVII a quem, por nossa parte, queremos prestar uma pequena homenagem encenando alguns de seus poemas mais representativos, como autorretratos. A mulher desonrada que disfarçada de homem busca restabelecer sua honra.

– O direito da mulher à livre escolha do casamento

– A defesa contra a acusação do caráter mutável da mulher.

Compartilhar este post