Qual o método de pagamento mais utilizado?

Qual o método de pagamento mais utilizado?

Será que caminhamos para uma sociedade de consumo puramente cashless (sem dinheiro físico) ou as notas e moedas estão aí para lavar e durar?

A pergunta é pertinente, mas, para respondermos a esta questão, vamos olhar para o que o relatório REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., nos diz em relação às tendências de pagamento dos consumidores portugueses durante o ano de 2023.

63% da faturação dos negócios portugueses vem de pagamentos Contactless

De acordo com o que nos diz o relatório REDUNIQ Insights, no final do ano de 2023, verificava-se que os pagamentos contactless já atingiam um peso de 63% na faturação dos negócios em Portugal.

Esta percentagem representa um crescimento de 7% em relação a 2022 (56%), 17% em relação a 2021, 38% face a 2020 e uns extraordinários 57% em comparação com 2019, último ano antes do surgimento da pandemia.

Aliás, a pandemia, para os autores do relatório, acaba por ser uma das explicações para este aumento expressivo nas transações contactless:

“O crescimento do peso do contactless na faturação é explicado pelo aumento desta opção como meio de pagamento durante o período da pandemia. Atualmente os números demonstram que, mesmo depois da pandemia, esta opção democratizou-se como forma de pagamento”, explicam-nos os analistas do REDUNIQ Insights.

Esta “democratização” dos meios de pagamento contactless (cartões, smartphones, smartwatches, etc.) tem levado a que cada vez mais consumidores acabem por colocarem de lado as notas e as moedas para apostarem nas transações com recurso aos mais rápidos e higiénicos pagamentos sem contacto.

A respeito do peso das transações contactless nas compras dos consumidores portugueses, o relatório REDUNIQ Insights diz-nos que, no ano passado, a percentagem de pagamentos sem contacto bateu recordes, tendo atingido um peso de 81% no total de transações dos negócios de Retalho em Portugal.

Se recuarmos no tempo até ao ano de 2019, verificamos que, nessa altura, o peso do contactless nas transações era apenas de 16%, o que, feitas as contas, resulta num crescimento de 65% em apenas quatro anos.

Tal como já tínhamos visto com o peso do contactless na faturação, esta massiva percentagem observada nas transações acaba por nos dizer que os consumidores estão completamente rendidos a este tipo de pagamentos e, ao longo dos próximos meses e anos, a tendência aponta para que a utilização de cartões contactless ou aplicações em smartphones para o pagamento de compras e serviços, seja ainda mais expressiva.

Como podemos perceber por estes dados, a aposta em tecnologias que permitam aos negócios receberem pagamentos contactless e, assim, atenderem aos hábitos dos consumidores torna-se uma necessidade urgente, mas como?

TPA Contactless: a porta para vender mais

De forma a aumentar a sua faturação e oferecer aos clientes os meios de pagamento que estes mais utilizam, os negócios portugueses devem munir-se de um TPA contactless, isto é, um terminal de pagamentos automático que aceite transações com cartões de débito e crédito, carteiras digitais e MB Way.

Neste campo, existem diversas soluções ao dispor dos negócios no mercado português. Por exemplo, na REDUNIQ, uma das marcas pioneiras na introdução de TPA contactless em Portugal, o Retalho encontra não uma, não duas, mas três diferentes terminais que se adequam à natureza do negócio, à sua faturação e, claro, aos hábitos de consumo dos clientes.

Assim, caso se trate de um negócio com uma faturação mais reduzida e/ou que opere de forma mais sazonal, a REDUNIQ coloca à sua disposição o REDUNIQ Easy, um TPA sem custo de adesão, período de fidelização ou receita mínima que permite ao retalhista aceitar pagamentos contactless e PIN com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) e MB WAY.

Se, pelo contrário, o nível de faturação exige uma solução mais robusta, na REDUNIQ, os negócios portugueses encontram o TPA Android REDUNIQ Smart, um terminal que traz incorporado um conjunto de apps de gestão que vão auxiliar o negócio a ser mais móvel e digital permitindo-lhe aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay.

Por último, se o negócio privilegia a mobilidade e a simplicidade, a REDUNIQ oferece o inovador REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que os negócios recebam pagamentos por smartphone de forma simples e rápida.

Na prática, o REDUNIQ Soft trata-se de uma app que pode ser instalada no smartphone ou no tablet do negócio e que, imediatamente, vai transformar estes equipamentos em verdadeiros terminais contactless que passam a aceitar pagamentos por QR Code, NFC ou Contactless em qualquer lugar e  qualquer hora do dia.

Artigo de Unik-SEO – Digital Marketing Agency

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