Programa Ronda da Caridade completa 29 anos de ação

Programa Ronda da Caridade completa 29 anos de ação

No último fim de semana, a Legião da Boa Vontade (LBV) assinalou 29 anos do Programa Ronda da Caridade, na cidade do Porto.

A data foi assinalada nas noites do dia dois para três de setembro, com a entrega de lembranças e arroz de marisco. De referir que uma das ações contou com a colaboração do Grupo Trivalor, em voluntariado e na confeção da sopa a entregar, como acontece todos os meses na primeira sexta-feira. 

A ação noturna é realizada todas as semanas, sexta-feira e sábado, no Porto; segunda-feira, sexta-feira e 1º sábado de cada mês em Lisboa, com a distribuição de Kit de alimentos (pão simples, pão com recheio, fruta, sumo/leite/cevada quente, bolos diversos e sopa), mantimentos como cobertores, roupas, meias e produtos de higiene.   

Durante a semana, o apoio em lanche e roupas tem lugar, pela manhã, nas instalações da instituição, nas respetivas cidades. 

Na cidade do Porto e em Lisboa, este Programa da LBV atende cerca de 100 pessoas em situação de sem-abrigo por noite. Maioritariamente, são homens, entre os 30 e 60 anos que vivenciam a situação de sem-abrigo, com problemáticas associadas ao consumo de substâncias psicoativas/álcool, problemas de saúde mental, quebra dos laços, parcos recursos, desemprego e precariedade no emprego.   

Segundo a LBV «a dedicação de colaboradores, voluntários, amigos da LBV é essencial para o desenvolvimento e realização desta ação que leva amor, atenção, diálogo, alimentação, agasalho a todos os que, por algum infortúnio da vida, encontram-se em situação de sem-abrigo».

Compartilhar este post