“Prazer, camaradas!” no Cineclube da Maia

“Prazer, camaradas!” no Cineclube da Maia

O cinema Venepor, na Maia, transmite o filme de José Filipe Costa que conta várias histórias no pós 25 de abril de 1974.

Este sábado no Cineclube da Maia e em vésperas do 25 de Abril, o filme é Prazer, Camaradas! de José Filipe Costa que teve estreia internacional em agosto de 2019, no Festival de Locarno (Suíça) e que junta histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas no pós-25 de Abril de 1974, contadas por portugueses e estrangeiros que as viveram. Para ver no sábado, dia 23 de abril, pelas 21h30.

Sinopse:

Eduarda, João e Mick viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal: conseguirão trazer a revolução sexual aos campos de Portugal? Prazer, Camaradas! o novo filme de José Filipe Costa, é, como diz o realizador, a dramatização «das memórias de uma revolução que não foi apenas política, mas também sexual e de costumes», confrontando as ideias e os comportamentos de estrangeiros e portugueses sobre a intimidade e a vivência da sexualidade.

Na trama, alguns dos atores são as pessoas que, em 1975, vieram ou regressaram a Portugal para participar na revolução. Segundo José Filipe Costa, «não podia pôr atores a fazerem isto como na época, nem usar atores-estátuas a dizerem textos» acrescentando que «como então pôr os documentos a falar? E tive esta ideia de pôr estas pessoas com 61 e tal anos neste limbo. O jogo era muito simples, eles viverem com aquele corpo como se estivessem a viver no passado, e eu não sabia o que ia sair daí, e fui sendo surpreendido, muito surpreendido».

Compartilhar este post