Portugal representado nas Finais Mundiais de Iame pelo maiato Rodrigo Seabra
Rodrigo Seabra representou Portugal nas Finais Mundiais Iame em Adria, Itália, nos passados dias de 18 a 23 de outubro, após ter conseguido um ticket para esta prova emblemática e ter sido sexto classificado no Campeonato Europeu Iame 2021.
A Iame World Finals 2021 (IWF2021) hospedou mais de 300 pilotos distribuídos em três categorias e provenientes dos primeiros lugares das classificações de IAME Series e eventos IAME realizados em todo o mundo. Foi entre os melhores pilotos de cada país que Rodrigo Seabra teve a oportunidade de participar e de ser o único português entre os demais.
Tendo como adversários pilotos do alto nível internacional, Rodrigo Seabra juntou-se aos 64 pilotos da categoria Mini X30 com a vontade de voltar a discutir o Top10 nesta prova. Apesar de desconhecer por completo o traçado, o piloto da Remax esteve focado e nos treinos livres conseguiu excelentes prestações que indicavam um bom prognóstico.
Embora focado em conseguir uma boa qualificação, e como disse em direto na entrevista feita pelo comentador Jake Sanson, «estive muito rápido todos os treinos, mas infelizmente na saída do parque fechado para a Qualificação, deparei-me com um piloto que à minha frente fez pião. Tive de tirar o meu Karting de pista para conseguir entrar, perdi tempo e fiz a qualificação sozinho terminando no meu grupo em 15º!»
Este contratempo fez com que o piloto maiato, de apenas 10 anos, iniciasse 3 heats de corrida sempre de trás do pelotão. Apesar disso, Rodrigo Seabra conseguiu apuramento direto para estar na “Final A” depois de se classificar na trigésima posição, após um 27.º, um 14.º e um 8.º lugar, respetivamente.
Rodrigo Seabra foi um dos protagonistas mais falados pelos comentadores na jornada final devido a um aparatoso acidente no warm U, onde obteve o nono melhor tempo à geral. O piloto português acabou por magoar gravemente a mão devido a um karting adversário ter violentamente embatido em cima da sua mão. Rodrigo foi rapidamente socorrido, porém muito queixoso da mão direita.
Depois de uma radiografia no hospital mais próximo, confirmou-se que o maiato tinha uma «fratura de galho verde». Ainda assim, por sua vontade e com o consentimento da organização, participou na Final Mundial, mesmo podendo não estar ao melhor nível. Apesar das dores Rodrigo Seabra terminou num TOP 20, passando a reta da meta na posição 19.
Segundo o jovem piloto: “Ainda sinto algumas dores na mão, o que é normal depois de uma lesão, mas estou a recuperar bem e apenas tenho de estar sem esforços alguns dias.»
«Fiquei muito feliz por poder participar nestas Finais Mundiais e poder representar as cores de Portugal ao lado de pilotos do mais alto nível internacional. Ficar num Top 20, com todos os contratempos da qualificação e do meu acidente, foi uma grande vitória», disse o piloto da Maia, considerado o “Driver of the day”.
A próxima prova será a Iame Games, a última promovida pela Iame na época 2021, no kartodromo internacional de Portimão, nos próximos dias 10 a 14 de novembro. Rodrigo Seabra diz-se «contente» por voltar a correr no seu país, com a sua equipa Britânica, a Oliver Rowland Motorsport.