Jornal da Maia

Portugal celebra os 500 anos da Primeira Circum-Navegação na Expo 2020 Dubai

Portugal celebra os 500 anos da Primeira Circum-Navegação na Expo 2020 Dubai

A Expo Dubai 2020 é a primeira exposição mundial na região do Médio Oriente. Neste evento, o nosso país será representado através do Pavilhão de Portugal onde é oferecido aos visitantes um vislumbre de como será visitar, investir, trabalhar e viver em Portugal.

De forma a celebrar, hoje, os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, será inaugurada no Pavilhão de Portugal, uma peça de arte urbana do artista português Bordallo II. A cerimónia oficial de inauguração terá início às 14h30 (hora de Portugal Continental), na praça do Pavilhão de Portugal, e contará com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, do Comissário-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai, Luís Castro Henriques, do Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da primeira Circum-Navegação, José Marques, bem como do artista Bordalo II.

Homenagem a Fernão de Magalhães

O Pavilhão de Portugal vai apresentar na Expo uma peça de arte urbana, intitulada “Pinguins de Magalhães”, em homenagem ao navegador português Fernão de Magalhães, que liderou e planeou a expedição náutica que, concluída pelo espanhol Juan Sebastián Elcano se tornaria a primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre (1519-1522). Assinada pelo artista português Bordalo II, a peça é feita à base de plásticos – recolhidos dos mares abrangidos pela circum-navegação – de modo a sensibilizar as pessoas para a poluição dos oceanos e a consequente ameaça à biodiversidade marinha. A obra é um apelo à ação, dirigido às novas gerações, para garantir a sustentabilidade dos oceanos e o equilíbrio dos seus ecossistemas. O evento contará com uma participação especial dos Pauliteiros de Miranda do Douro e um momento musical com Luísa Amaro e Gonçalo Lopes, na guitarra portuguesa.

Esta iniciativa resulta do protocolo celebrado em abril de 2020 entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação (EMCFM), de forma a valorizar o legado cultural, científico e tecnológico associado à viagem de Circum-Navegação e a Fernão de Magalhães.

O evento vai coincidir com o Dia das Nações Unidas, sendo por isso uma oportunidade de mostrar na Expo 2020 Dubai o compromisso de Portugal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente a preservação dos Oceanos.

Peça de Bordallo II

Um Mundo num País

O Pavilhão de Portugal situa-se no distrito temático da Sustentabilidade da Expo. Sob o mote “Portugal – Um Mundo num País”, Portugal apresenta-se como um país que outrora conectou o mundo pelos mares, lançando as sementes da globalização, e que hoje é, como sempre foi, aberto ao mundo, à diversidade, a todas as culturas. A escultura pretende ser um veículo da mensagem de sustentabilidade e um apelo para a alteração urgente de comportamentos em prol desta, e de todas as espécies animais do grande “Planeta Oceano” que a expedição liderada por Fernão de Magalhães nos deu a conhecer.

O Pavilhão conta com mais de 1.800 metros quadrados, com cada espaço a revelar elementos únicos que traçam a identidade e a tradição de Portugal. Os desenhos e as geometrias da calçada, que reveste o chão da Praça, transportam os visitantes para as ruas portuguesas; a arte do Azulejo mostra as origens árabes inconfundíveis dos mosaicos pintados à mão; e a nossa cortiça, mundialmente famosa, é transformada em móveis e zonas de estar exteriores, como exemplo perfeito de inovação.

Compartilhar este post