Polidesportivo do Paço: um investimento ao serviço da escola e das coletividades

Polidesportivo do Paço: um investimento ao serviço da escola e das coletividades

A inauguração do Polidesportivo do Paço decorreu esta tarde, junto à E.B.1 de Parada. Presentes estiveram Silva Tiago, presidente da Câmara, Emília Santos, na qualidade de vereadora da Educação, Sérgio Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e ainda os presidentes das Juntas de Freguesias de Pedrouços e de Águas Santas, Isabel Carvalho e Fernando Miguel Santos, respetivamente.

Depois de uma receção cantada em inglês pelos alunos do pré-escolar, com vários professores e encarregados de educação a assistir, seguiu-se a cerimónia de inauguração do renovado Polidesportivo do Paço.

No seu discurso, referindo-se às crianças, o edil maiato começou por dizer que «estamos aqui para ajudar a crescer e a serem mais felizes, a terem uma melhor escola, um melhor ensino, uma melhor educação, para que sejam homens e mulheres do amanhã, com melhor formação».

«Este espaço não é somente para o serviço desta escola, é também para a comunidade», refere Silva Tiago, uma vez que o Polidesportivo do Paço será também utilizado por algumas coletividades das freguesias de Pedrouços e Águas Santas.

Inauguração do Polidesportivo, esta tarde
Foto: Jornal da Maia

Sendo um investimento que custou à Câmara Municipal «qualquer coisa como 200 mil euros», o presidente diz ainda que «o objetivo é também criar melhores condições para que, fora das escolas e fora das aulas, os jovens e as crianças possam praticar desporto».

Sérgio Almeida, diretor deste Agrupamento escolar, refere que «a escola estava mesmo a precisar deste Polidesportivo porque o espaço envolvente, fora dos edifícios de sala de aula, era muito grande e, realmente, os meninos tinham aqui um problema muito grande porque, em dias de chuva não podiam brincar cá fora, e isso fazia-lhes muita falta». 

«Num período pós-pandémico, com os alunos tanto tempo fechados em casa, é muito importante que eles possam usufruir destes espaços para poderem desenvolver as suas capacidades, as suas potencialidades respeitantes à Educação Física e ao desporto. É um complemento importantíssimo, em termos globais», acrescenta.

Emília Santos, vereadora da educação, faz referência ao facto de este ser «um equipamento que temos vindo a repetir noutras escolas, sempre que possível. É um equipamento coberto e não fechado, precisamente para cobrir a necessidade de as crianças brincarem ao ar livre.»

«As crianças quando aprendem têm de ter asas, têm de estar no mundo e, para isso acontecer, têm de estar ligadas às tecnologias, têm de praticar desporto, têm de viver ao ar livre. Portanto, nós estamos a preparar as crianças com projetos que humanizem as escolas», adita Emília Santos.

Numa tarde em que os alunos da Escola Básica de Parada puderam experimentar o renovado Polidesportivo, também o presidente da Câmara aproveitou para se juntar às crianças, e jogar basquetebol.

Compartilhar este post