Piscinas de Folgosa encerradas devido a caso de Legionella

Piscinas de Folgosa encerradas devido a caso de Legionella

Segundo a Câmara Municipal da Maia, ontem, quinta-feira, 28 de outubro, foi confirmada a presença da bactéria Legionella em dois chuveiros do balneário feminino do Complexo Municipal de Piscinas de Folgosa.

Há cerca de 10 dias que o espaço se encontrava encerrado após suspeita, que agora se viu confirmada, tendo Silva Tiago, presidente da edilidade, ordenado uma inspecção completa ao complexo, garantindo que só reabrirá ao público depois de ser considerado seguro para a sua utilização.

A mesma fonte camarária refere que «os serviços do município estão já a intervir nos equipamentos em causa, tendo o presidente da Câmara Municipal da Maia decidido que o Complexo Municipal de Piscinas da Maia só reabrirá após a inspeção completa que determinou», disseram.

O que é a Legionella?

De recordar que segundo a CUF «a bactéria Legionella está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos. O seu contágio ocorre, não de pessoa para pessoa, mas pela inalação de gotículas de água quente suspensas no ar. Este microrganismo é o responsável pela Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia. Os seus sintomas surgem normalmente cinco a seis dias após a aspiração das bactérias e vão da dor de cabeça à diarreia e vómitos».

Onde aparece?

Ambientes quentes e húmidos fornecem os nutrientes que a Legionella precisa para proliferar. Por terem essas características, os chuveiros são um dos locais prediletos da bactéria sendo essencial manter sua higiene, bem como dos sistemas de abastecimento de água como um todo.

Pode aparecer na minha casa? Como limpo?

Além de apresentarem temperaturas propícias ao desenvolvimento do microrganismo, os chuveiros dispersam gotículas de água que são inaladas pelo ser humano. Se essa água estiver contaminada, há o risco de contágio da doença.

Por este motivo, os chuveiros devem ser limpos e desinfectados regularmente com especial incidência na cabeça do chuveiro para evitar a acumulação de resíduos como matéria orgânica ou calcário.

O Cloro, na forma de hipoclorito de sódio (lixivia), tem uma ótima ação desinfetante, eliminando grande parte de microrganismos potencialmente patogênicos e bactérias.

Compartilhar este post