Personalidades do xadrez mundial estão na Maia

Personalidades do xadrez mundial estão na Maia

Academia de Xadrez da Maia organizou o Festival Internacional de Xadrez e trouxe até ao nosso concelho, Nigel Short e James Canty III.

Foi esta manhã, que a sala D. pedro IV, localizada na Câmara Municipal da Maia recebeu duas das maiores personalidades do xadrez mundial, Nigel Short e James Canty III. Estas duas referências no desporto estão no município para participarem na quinta edição do Festival Internacional de Xadrez da Maia 2022, que decorre entre os dias 25 de agosto e quatro de setembro.

Na receção esteve o vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, que, para além de lhes dar as boas vindas, desejou muito sucesso para o torneio em que vão participar. Hernâni Ribeiro salientou o apoio que a autarquia tem vindo a dar à modalidade, principalmente junto dos mais novos, porque considera a sua prática importante para o seu desenvolvimento intelectual. Segundo o vereador, este é «um evento que tem vindo a melhorar ano após ano, que traz ao norte do país os melhores jogadores do mundo e isso, para nós, enquanto município, que aposta na modalidade, é bastante importante”, acrescenta. Para terminar, este refere que «esta é uma forma de inspirar os mais novos, que já praticam a modalidade e, por outro lado, é uma oportunidade para promover o território Maia».

Festival Internacional de Xadrez da Maia

O evento, organizado pela Academia de Xadrez da Maia, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, avança, este ano, na sua 5.ª edição, com a sua internacionalização, apostando na presença de várias personalidades internacionais.

Com o evento principal esgotado, com cerca de 300 inscrições, o Maia Chess Open vai contar com a participação de atletas de 40 países, sendo que 2/3 são oriundos de outros países, que vão estar presentes durante toda a semana do evento.

O Festival Internacional de Xadrez da Maia, vai ter transmissão online dos jogos que vão decorrer. As jornadas vão ser realizadas ao vivo, mas também vão ser emitidas e comentadas, em direto, durante todo o evento, com uma cobertura digital para todo o mundo.

Principais eventos:

26 agosto a 01 de setembro | Fórum da Maia | Maia Chess Open

28 agosto | Quinta dos cónegos | Chessable Queens Event

29 agosto a 02 setembro | Chessable Summer Chess Camp

31 de agosto | Night Chess Party

02 de setembro | Porto Business School | Congresso “Strong Minds”

Compartilhar este post