Perigo de incêndio rural: saiba quais as medidas preventivas

Perigo de incêndio rural: saiba quais as medidas preventivas

Estado de Alerta Especial (EAE), de nível amarelo, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre o período compreendido entre as 00:00 horas do dia 10 e as 23:59 do dia 14 de junho, para todos os distritos do continente.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fez saber que «de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da
Atmosfera (IPMA), prevê-se a continuação de tempo quente e seco para os próximos
dias, a prolongar-se previsivelmente até dia 18 de junho».

Perante situações atmosféricas como a subida gradual da temperatura, até dia 12; a instabilidade no interior do país, a partir de amanhã e «pelo menos até dia 14 de junho»; possibilidade de ocorrência de aguaceiros; possibilidade de trovoada seca e rajadas de vento forte e seco; diminuição da humidade; e risco de incêndio «a nível elevado no Alentejo e muito elevado no interior Norte e Centro e região Sul sendo de nível máximo em alguns concelhos no Algarve, vale do Tejo e interior Norte e Centro», a proteção civil destaca várias medidas preventivas.

Nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo, é proibido fazer queimadas. «Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520», apela a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Também nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo é proibido fazer «queima de amontoados sem autorização ou comunicação prévia».

«Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido utilizar fogo
para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das
zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito», refere o comunicado.

É igualmente proibido «fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas», bem como «lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal».

No que diz respeito ao uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, é proibido nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo. «Evite o uso de grades de discos», adverte a Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção, de acordo com a legislação em vigor.

Pré-posicionamento de meios

Pré-posicionamento dos meios da Força Especial de Proteção Civil seguintes :

  • 1 EAUF (Equipa de Análise e Uso do Fogo) em Almeirim;
  • 1 BCIN (Brigada de Combate a Incêndios) em Guimarães;
  • 1 BCIN Brigada de Combate a Incêndios) em Almeirim;
  • 1 GRIF (Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais) em Proença a Nova;
  • 1 GRIF (Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais) em Trancoso.

Compartilhar este post