Pedro Silva Pereira é presidente interino do Parlamento Europeu

Pedro Silva Pereira é presidente interino do Parlamento Europeu

Após a morte de David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira torna-se, por agora, presidente interino do Parlamento Europeu.

David Sassoli morreu na madrugada desta terça-feira, dia 11 de janeiro, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário. Depois deste acontecimento, Pedro Silva Pereira, eurodeputado socialista e vice-presidente do Parlamento Europeu substitui David Sassoli, assumindo o cargo de presidente interino. Segundo o deputado, Roberta Metsola, primeira vice-presidente, não se encontra preparada para assumir o cargo.

Na próxima semana irá realizar realizar-se a primeira sessão plenário do ano, onde o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da Assembleia, algo que já estava previsto.

Pedro Silva Pereira irá assumir a condução do processo eleitoral, do Parlamento Europeu, que irá decorrer na próxima terça feira.

Sobre Pedro Silva Pereira:

Nasceu em 1962 e é mestre em Direito pela Faculdade de Direito.

Eleito pela primeira vez em 2014 deputado ao Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira foi reeleito para um segundo mandato nas eleições europeias de maio de 2019. É Vice-Presidente do Parlamento Europeu sendo responsável, entre outras, pelas pastas do orçamento e da democracia e iniciativa da cidadania europeia.

Passou brevemente pelo jornalismo, como colaborador do jornal Expresso (1986) e, mais tarde, como Editor Executivo de Informação da TVI (1992-1996). Participa regularmente na comunicação social, designadamente no programa “Prova dos 9”, da TVI24 (desde Dezembro de 2015) e através de uma coluna de opinião semanal no Jornal de Notícias (desde Junho de 2016). Anteriormente, manteve idênticas colunas de opinião no Diário Económico (2011-2016) e no Diário de Notícias (2005).

Foi Ministro da Presidência (2005-2011) e Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (1999-2002). Foi também Deputado do Partido Socialista na Assembleia da República (2002-2014).

É presidente da Fundação Res Publica, instituição dedicada ao pensamento político e às políticas públicas.

Compartilhar este post