Obras na A4, em Águas Santas, já estão concluídas

Obras na A4, em Águas Santas, já estão concluídas

RADAR DE IMPRENSA
In “Jornal de Notícias”, 22 de dezembro de 2022
Notícia original aqui

A Brisa Concessão Rodoviária anunciou, esta quinta-feira, a conclusão das obras de alargamento da Autoestrada 4 (A4) no túnel de Águas Santas, disponibilizando quatro vias por sentido naquele local, após sete anos de obras e condicionamentos.

“A Brisa concluiu as obras de alargamento da A4, no sublanço Ermesinde / Águas Santas”, pode ler-se num comunicado hoje enviado pela concessionária à agência Lusa, um processo que ocorre após “a abertura, no passado dia 7 de dezembro, das quatro vias no sentido Porto / Amarante”.

De acordo com a Brisa, “os cerca de 80 mil veículos diários que circulam naquele importante eixo viário da região Norte passaram, a partir das 12 horas de hoje, a dispor também de quatro vias no sentido contrário”.

No dia 5 de setembro, a Brisa tinha anunciado que as obras do túnel de Águas Santas terminariam no final de dezembro, mas com a conclusão anunciada hoje, antecipou “para antes do Natal o compromisso assumido” anteriormente.

“A Brisa investiu 43 milhões de euros na implementação de uma complexa solução de alargamento, que implicou, de forma faseada, a construção de uma terceira galeria do Túnel de Águas Santas”, pode ler-se no comunicado.

A empreitada implicou também “a reabilitação das duas galerias existentes, a materialização de duas vias de circulação adicionais, em ambos os sentidos daquele sublanço, e a reformulação do Nó de Ermesinde, em serviço, na sua configuração final, desde 31 de outubro 2022”.

Manuel Melo Ramos, presidente executivo da Brisa Concessão Rodoviária disse, citado no comunicado, que o objetivo das obras foi “aumentar a capacidade da A4 e melhorar o serviço prestados aos seus utilizadores, sobretudo o serviço prestado aos habitantes dos concelhos que esta autoestrada atravessa”.

As obras de alargamento da A4 no sublanço Águas Santas — Ermesinde, incluindo a construção de um novo túnel, foram iniciadas em 2015, estiveram paradas e retomaram em 2020.

Compartilhar este post