Nos 48 anos do 25 de abril de 1974: Lembrar Zeca Afonso

Nos 48 anos do 25 de abril de 1974: Lembrar Zeca Afonso

Para assinalar os 48 anos da Revolução dos Cravos a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia tem um programa que inclui, entre outras atividades, a apresentação de um livro sobre Zeca Afonso.

A Biblioteca da Maia assinala o Dia da Liberdade lembrando o cantor-compositor mais identificado com a data, José Afonso, mais conhecido por Zeca Afonso.

Desta forma, na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, às 17h30, será apresentado pela Associação José Afonso (AJA) Norte, o livro “José Afonso – Todas as Canções”.

A par da apresentação do livro há também uma exposição que pode ser visitada até 30 de abril na Biblioteca Municipal. De acesso gratuito, a mostra ilustra sucintamente os locais que marcaram a jornada do artista, mostrando simultaneamente a cronologia da sua vida. A iniciativa reúne um conjunto de painéis que retratam um interessante registo geográfico e cronológico desta importante referência do panorama musical português.

«”José Afonso é o nosso maior cantor de intervenção!” Este elogio tão consensual e aparentemente tão generoso é a forma mais eficaz de liquidar a obra do grande mestre da música popular portuguesa no que ela tem de universal e de artisticamente superior. Não é sequer uma meia verdade. É, de facto, uma «falsa» verdade. Reduzir José Afonso ao cantor de intervenção, que ele também foi, é induzir no grande contingente de distraídos a ideia de menoridade artística, (mal) associada à canção política.», refere a sinopse destas duas iniciativas.

Compartilhar este post