Museu de História e Etnologia da Terra conta a história da indústria litográfica do séc. XX

Museu de História e Etnologia da Terra conta a história da indústria litográfica do séc. XX

No próximo dia um de abril, pelas 18h30 o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia abre portas para uma exposição que reúne grande parte do espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão. “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)” estará patente até março de 2023 e ilustra a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Segundo nota da Câmara Municipal da Maia, a Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.

Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.

A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão:

Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.

São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.

Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia:

Morada: Praça 5 de Outubro| 4475-601 Castêlo da Maia
Tel. (+351) 229871144 museu@cm-maia.pt
Horário: de terça feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (encerra aos feriados)
Gratuito.

Compartilhar este post