Município da Maia “cai” duas posições. Maior queda foi em “município para viver”.

Município da Maia “cai” duas posições. Maior queda foi em “município para viver”.

A Bloom Consulting lança agora a 8ª edição (2022) do “Portugal City Brand Ranking”, que analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento ao longo dos últimos anos. Os resultados e posições dos municípios no Ranking, segundo a empresa «resultam de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais».

Para a empresa «esta edição fica marcada pelos primeiros passos no progressivo retorno à normalidade, esperando-se que o turismo, os negócios e as movimentações de talento voltem aos níveis registados antes da pandemia».

Comunicação dos municípios é um dos parâmetros. Dados INE e Pordata são oficiais.

Recorrendo a um «algoritmo proprietário, testado e utilizado em estudos da Bloom Consulting um pouco por todo o mundo, este é um estudo diferenciado, uma vez que não têm qualquer variável qualitativa ou de opinião, focando-se exclusivamente em “hard data”, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista», dizem, acrescentando que «este algoritmo é composto por três variáveis base. Na primeira variável são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de fontes oficiais como o INE ou a Pordata. A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas em todo o mundo, nos principais motores de busca, através da ferramenta “Digital Demand – D2”, ajudando a entender a procura proativa existente por todos os municípios portugueses. Por fim, a terceira variável consiste no desempenho dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais. Desta forma, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes», referem.

Partner oficial do WEF – World Economic Forum (Fórum Económico Mundial) a autora deste ranking «contribui para a elaboração do índice mundial de competitividade turística, agora índice de desenvolvimento de viagens e turismo» diz.

Setubal é “marca estrela” nacional

Os resultados nacionais ditam Setúbal como a melhor marca (aqueles que conseguem – através de excelentes resultados – destacar-se nas diversas Dimensões e regiões de Portugal). Já para viver o destaque nacional é para Vila Nova de Gaia, para visitar Albufeira e para negócios o município de Braga. Em termos nortenhos a “estrela” é Matosinhos que destrona a Maia, vencedora em 2021.

Maia no Top 25, mas “cai” duas posições na geral do ranking 2022. Maior queda foi em “município para viver”.

Lisboa mantem-se na liderança do “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking 2022”. Nesta edição registaram-se 16 mudanças nas posições que compõem o Top 25, sendo que os sete primeiros lugares se mantiveram inalteráveis. Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, resistem nos lugares que ocuparam na edição de 2021 e consolidam-se como as 7 marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses.

Apesar da subida significativa de Oeiras, Matosinhos consegue manter a sua posição, seguindo-se Guimarães que perde 3 posições, Évora e Viana do Castelo, que sobem 2 e 5 posições respetivamente. O município da Maia desce duas posições e está agora no 23º posto.

Por tópicos, a Maia está na 17ª posição em “negócios” (mantém 2021), 21ª em “Viver” (cai 8 posições face a 2021) e 34ª em “Visitar” (desce 1 posição).

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