Município da Maia assina protocolo, em Dia Mundial da Música

Município da Maia assina protocolo, em Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música foi celebrado no passado domingo, dia 2 de outubro. No âmbito das comemorações deste dia, o Salão Nobre dos Paços de Concelho, na Câmara Municipal da Maia, transformou-se numa sala de concerto para receber uma performance do Trio Rosado Quaresma Pinto, composto por António Rosado, Filipe Quaresma e Nuno Pinto.

Antes de se dar início ao concerto, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, assinou um protocolo de colaboração entre o município e a Associação Portuguesa dos Amigos da Música (APAM). O documento permite a cedência da sala de formação para a APAM, ou a Quinta dos Cónegos como alternativa.

Assim, a associação compromete-se a realizar dois concertos por ano, no nosso concelho e a colaborar na promoção de eventos de cultura musical e de fruição artística, prestando apoio ao nível do aconselhamento programático.

Silva Tiago recordou como surgiu este protoloco, referindo que foi através de uma conversa com Pedro Burmester, músico maiato. O presidente acredita que esta parceria irá «promover os compositores e os artistas portugueses, dedicando-se fundamentalmente à Música de Câmara».

Em nome do presidente da APAM, Nuno Pinto agradeceu o apoio da Câmara Municipal e referiu que «é para nós um momento muito especial e acreditamos que vai ajudar a concretizar todos os nossos desejos e que passam por fomentar a música de Câmara em Portugal».

A Associação Portuguesa dos Amigos da Música integra um enorme elenco de artistas, oriundos de todo o país, entre os quais o violoncelista Filipe Quaresma, o clarinetista Nuno Pinto e a violoncelista Vanessa Pires. Segundo a autarquia “a eventual constituição de uma formação artística, ensemble ou quarteto de câmara terá obrigatoriamente de inserir a denominação/marca Maia, enquanto território de origem”.

Segundo a autarquia “a eventual constituição de uma formação artística, ensemble ou quarteto de câmara terá obrigatoriamente de inserir a denominação/marca Maia, enquanto território de origem”.

Compartilhar este post