Moreira Folkfest regressou com 7 grupos oriundos de 6 países

Moreira Folkfest regressou com 7 grupos oriundos de 6 países

Após dois anos de interrupção, o Grupo Regional de Moreira da Maia organizou a 14ª edição do Moreira Folkfestival.

O Pavilhão Municipal de Moreira encheu-se de cor, música e dança num festival internacional, organizado pelo Grupo Regional de Moreira da Maia, com os apoios da Câmara Municipal da Maia e das Juntas de Freguesias de Moreira e de Vila Nova da Telha.

Era dia 30 de julho, estava um tempo quente e seco. As pessoas que entravam no pavilhão dirigiam-se até ao bar, onde procuravam uma bebida fresca para se refrescarem e aguentar as altas temperaturas que se têm feito sentir. Os grupos de Itália, Espanha, Geórgia, Polónia, México e Portugal iam entrando aos poucos, convivendo uns com os outros e demonstrando o seu nervosismo e ansiedade antes da atuação.

Lucília Santos, presidente da direção do Grupo Regional de Moreira da Maia, esteve a organizar todo este evento, onde foi possível «conhecer várias culturas, as tradições, a maneira de ser e até a maneira de comer (…) eles adoram a nossa gastronomia». Vítor Pinheiro, diretor e ensaiador do grupo, também esteve envolvido na organização e considerou que «é muito difícil retomar todo este movimento (…) é um retomar de 13 anos seguidos».

Em representação do presidente de Junta da Freguesia de Moreira, esteve o secretário Diamantino Coelho que referiu já estar com saudades destas atividades e «a junta sente necessidade de ajudar estas coletividades». Já Joaquim Sousa, presidente da Junta de Vila Nova da Telha, considera que é uma «alegria por estarmos cá novamente».

A Federação do Folclore Português também esteve presente, através de Laura Campos. A representante sublinhou que «esta partilha, esta proximidade e este calor humano são fundamentais» nos tempos que correm.

Emília Santos, vice-presidente da Câmara Municipal, destacou o «valor da união, do respeito e da democracia» enquanto que Bragança Fernandes deu os parabéns a toda a organização do espetáculo.

Tal como Emília Santos, Paulo Ramalho, vereador das relações internacionais, fez referência à paz e «neste momento que o mundo vive, de guerra, é muito importante aproveitarmos estes momentos para manifestarmos estes momentos para manifestarmos aquilo que é o nosso respeito pela diversidade cultural, pela interculturalidade e pelo respeito pelos outros».

Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, também marcou presença neste evento, onde referiu que «após dois anos de interregno, já tinha saudades de poder vir aqui assistir a este magnífico espetáculo, com ranchos folclóricos do mundo».

A abertura da 14ª edição do Moreira Folkfestival, ficou a cargo da Banda de Moreira da Maia e entre tambores e outros instrumentos de sopro, a banda tocou todos os hinos, dos grupos ali presentes. Os intervalos foram preenchidos pelos dançarinos da Escola Ent’Artes, de Braga e pelo bailarino, Miguel Pinheiro.

Compartilhar este post