Mobus: «favorece os seniores, os doentes e as pessoas com mobilidade condicionada»

Mobus: «favorece os seniores, os doentes e as pessoas com mobilidade condicionada»

Desenhado para chegar a todo o lado, a Câmara Municipal da Maia e a Maia Transportes criaram um novo transporte a pedido para servir zonas de menor densidade populacional.

Mobus Maia é o nome do novo transporte flexível do concelho que «vai, naturalmente, favorecer sobretudo a população sénior, os doentes, as pessoas com mobilidade condicionada. Creio que vai ser um serviço de grande utilidade pública e cujas deslocações só acontecerão porque haverá um propósito objetivo» explica António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia.

Mário Nuno Neves, vereador dos transportes e mobilidade na Câmara Municipal da Maia, começa por explicar que «a ideia surge da necessidade, ou seja, temos consciência que há áreas do concelho, cuja oferta de transportes não tem a mesma intensidade que outras áreas».

O novo serviço de transporte a pedido pretende oferecer uma resposta flexível e ajustada às necessidades das zonas de menor densidade populacional, servindo sobretudo uma população mais envelhecida que, com frequência precisa de se deslocar a consultas médicas ou a serviços públicos. Para que isto se realize «temos de tomar medidas, no sentido de promover a equidade na qualidade dos serviços que prestamos à nossa população» termina o vereador.

O projeto piloto «já está a funcionar a algum tempo» refere Hugo Martins, da Maia Transportes. O novo serviço funciona por marcação e através de uma aplicação, no entanto «esta não é uma plataforma de táxis» esclarece o responsável, uma vez que «há pontos aglomeradores e pontos de recolha pré-definidos e por isso, não tem o objetivo de fazer um transporte porta-a- porta».

Esta solução de transporte a pedido será implementada em cooperação com as juntas de freguesia, cuja filosofia é chegar a todo o lado, em território concelhio «favorecendo uma mobilidade útil, que ocorrerá para satisfazer necessidades concretas das pessoas, seja para ir a uma consulta médica, a um serviço público ou para tratar de assuntos que impliquem deslocações» explicou António Silva Tiago.

Na apresentação estiveram presentes os vários presidentes de Junta, nomeadamente as presidentes de Milheirós e Pedrouços, Maria José Castro Neves e Isabel Carvalho, respetivamente, que sugeriram a colocação de paragens nas suas freguesias, uma vez que não existem.

Como funciona?

O serviço está disponível nos dias úteis entre as 10h00-12h00 e as 14h30-17h00, sendo que as reservas devem ser efetuadas até às 17h00 do dia útil anterior ao dia pretendido para a viagem. As reservas efetuadas após as 17h00 ficam sujeitas a integração nas viagens já programadas.

O novo serviço de transporte a pedido pode ser reservado online no site www.mobus.pt ou através do nº 227 667 046, sendo que cada viagem tem o preço fixo de 2,00 €/por viagem e é pago, monetariamente, ao motorista.

Compartilhar este post