Metro do Porto passa a aceitar pagamentos contactless

Metro do Porto passa a aceitar pagamentos contactless

O Futuro dos pagamentos já mora no Metro do Porto. Fruto de um projeto-piloto levado a cabo em parceria os TIP (Transportes Intermodais do Porto), a REDUNIQ, a Visa e uma série de outras entidades, desde o passado mês de julho, os utentes da Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o Aeroporto Sá Carneiro, e os da linha 500 da STCP passaram a pagar a sua viagem sem terem que recorrer a dinheiro físico bastando-lhes aproximar o cartão contactless ou outro dispositivo com esta tecnologia (smartphone ou smartwatch) do validador.

Aquando do lançamento deste projeto que visou aproximar os transportes públicos dos hábitos de pagamento dos utentes com a inauguração dos primeiros terminais com tecnologia contactless no Metro do Porto, fonte da Visa explicou que “os utentes vão poder pagar a sua viagem tocando simplesmente com o seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento ‘contactless’ nos validadores com o símbolo. Isto significa que não é necessário ter dinheiro em numerário, esperar nas filas para adquirir títulos de transporte ou perder tempo a descobrir onde comprar”.

Em termos práticos, um utente do Metro ou dos STCP das linhas visadas que deseje adquirir ou carregar o seu Andante (título de transporte universal dos TIP) apenas terá que aproximar o seu cartão contactless de débito, crédito, ou pré-pago do validador, momento a partir do qual é registado um bilhete naquele cartão e a informação fica disponível para o fiscal poder verificar que foi realizada uma compra de um bilhete com aquele cartão.

Para já, e apesar de se esperar que este projeto-piloto se alargue a mais linhas de metro, autocarro e, inclusive, elétrico, os pagamentos contactless estarão disponíveis nas estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade da Linha Violeta, Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento, Aliados (estas na Linha Amarela ou comuns às linhas A, B, C e F do Metro) e os autocarros da linha 500 da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) Praça da Liberdade / Matosinhos (Mercado).

Segundo os proponentes deste projeto, se a experiência for bem-sucedida, os pagamentos contactless nos transportes públicos poderão vir a ultrapassar as fronteiras do Porto e estenderem-se a concelhos de todo o país.

Contactless: um precioso auxiliar da mobilidade urbana

É incontornável, os pagamentos contactless entraram definitivamente no léxico dos consumidores portugueses. Ao incentivo governamental para a sua utilização em compras presenciais por serem mais rápidos e higiénicos do que as transações com dinheiro físico logo no inicio da pandemia, o contactless ganhou novo ímpeto no final do ano passado com a apresentação da Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho | Horizonte 2022 elaborada pelo Banco de Portugal e que, em traços gerais, obrigou todas as entidades emissoras de cartões a incorporarem esta tecnologia nos novos cartões emitidos e incentivou os agentes económicos a incorporarem o contactless nos seus terminais de pagamento.

Tudo isto acabou por se refletir nos números referentes ao peso do contactless na faturação dos negócios portugueses, como indica o último relatório REDUNIQ Insights. Segundo esta solução de conhecimento, o contactless representa já 42% da faturação dos negócios portugueses, o que acaba por tornar natural a sua integração nos sistemas de transportes do Porto colocando a Invicta a par de cidades como Londres, Turim ou Bona.

Aliás, o representante da Visa durante o projeto-piloto do Porto sublinhou a importância que a introdução da tecnologia contactless tem enquanto estímulo para o uso dos transportes públicos não só pela sua maior simplicidade, rapidez, segurança e conveniência, mas também por contribuir para a criação de uma região mais eficiente e sustentável do ponto de vista ambiental.

Isto é corroborado por um estudo da VISA que demonstrou que 44% dos utilizadores dos transportes públicos acreditam que utilizariam mais frequentemente estes meios de transporte se os pagamentos contactless estivessem disponíveis, sendo que, destes, 60% diziam esperar que, no futuro, esta tecnologia possa estar disponível.

REDUNIQ contribui para a mobilidade urbana

Este projeto inovador em Portugal não seria possível sem o contributo de uma empresa que faz do desenvolvimento de soluções inovadoras no campo dos sistemas de pagamento a sua imagem de marca. Falamos da REDUNIQ, marca do universo UNICRE, que com as suas quase quatro décadas no mercado se dedica a oferecer aos clientes pagamentos mais eficientes e seguros, sendoum importante parceiro de negócio no Retalho, Hotelaria e Restauração.

Prova deste compromisso, é o recente lançamento do inovador terminal de pagamentos automáticos Android REDUNIQ Smart com tecnologia contactless NFC (Near Field Communication) integrada.

Para além de aceitar pagamentos por cartão por contactless, chip e MB WAY, Google Pay ou Apple Pay, o TPA Contactless REDUNIQ Smart traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso da app certificada omeutáxi, que providencia aos taxistas e aos seus clientes um método mais simples, seguro e rápido de realizar transações.

Criada a pensar nos motoristas de táxis e na necessária adaptação dos seus serviços à entrada em vigor da faturação eletrónica obrigatória, omeutáxi é uma aplicação certificada pela Autoridade Tributária que, entre outras coisas, permite a emissão de faturas mesmo sem acesso à Internet, a gestão de toda a frota a partir do mesmo terminal, a possibilidade de ajustar a taxa de IVA a ser utilizada (e os valores dos suplementos) e a sincronização dos dados da empresa, dos clientes, dos produtos e dos documentos de faturação (estes dados são enviados para o portal iGest).

Artigo com a colaboração de Unik-SEO – Digital Marketing Agency

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