Maiambiente expande a recolha seletiva porta-a-porta

Maiambiente expande a recolha seletiva porta-a-porta

Empresa da Maia vai prosseguir com a expansão do projeto de recolha seletiva porta-a-porta em edifícios que não possuem compartimentos próprios integrados no edifício. 

De forma a dar continuidade à sua estratégia de continuidade e melhoria da qualidade de vida da população, o município da Maia pretende alargar o projeto “Ecoponto em Casa”. Para isto, está a decorrer uma campanha de sensibilização e adesão junto dos residentes dos atuais 600 alojamentos já abrangidos, prevendo-se que este número duplique até ao final do ano, com o objetivo de promover a recolha seletiva multimaterial dedicada.

Para o efeito, estão a ser distribuídos equipamentos necessários à correta separação e deposição dos resíduos, nomeadamente, sacos reutilizáveis para a reciclagem. Cada conjunto habitacional terá acesso, através de uma chave própria, a contentores exclusivos, instalados nos compartimentos exteriores de resíduos (armários metálicos) para a reciclagem de embalagens de papel/cartão, de plástico/metal e de vidro, contribuindo desta forma para a promoção da Economia Circular e Combate ao Desperdício.

Trata-se de uma solução ambientalmente mais adequada para a deposição e acondicionamento de resíduos, evitando o seu derramamento na via pública, com impacto ao nível da higiene e saúde públicas.

Este projeto surge no âmbito da candidatura apresentada pela Lipor ao POSEUR. Trata-se, por isso, de uma parceria entre as duas entidades.  Para Marta Peneda, Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente «o alargamento deste projeto vem trazer vantagens individuais a todos os Maiatos e contribuirá para o alcance do desígnio estabelecido pela Câmara Municipal da Maia de alcançar sustentabilidade integral no território concelhio».

Compartilhar este post