Maia: «um fenómeno na ginástica mundial»

Maia: «um fenómeno na ginástica mundial»

O Acro Clube da Maia (ACM) em parceria com a Câmara Municipal, a Federação de Ginástica de Portugal e a Federação Internacional de Ginástica, organizam, entre hoje e domingo, dia 15 de maio, o XV Maia International Acro Cup (MIAC) e o X FIG World Cup 2022.

No âmbito destas duas competições, o Salão D. Manuel I, na Câmara Municipal da Maia, abriu portas para uma conferência de imprensa onde houve, igualmente, a entrega de medalhas com o brasão do município aos vários clubes que marcaram presença.

Presentes ainda estiveram Luís Arrais, presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Fernando Barros, presidente do Acro Clube da Maia, Hernâni Ribeiro, vereador do Desporto, e Wieslawa Milewska, delegada técnica da Federação Internacional de Ginástica.

Para Luís Arrais, além de um «palco de excelência», a Maia é ainda «um fenómeno na ginástica mundial», uma vez que «de repente temos 1300 participantes, que é uma coisa seguramente muito rara no mundo», diz.

De referir que, na edição deste ano, entre os 1300 atletas, de 83 delegações de ginastas, de 19 países, destaca-se a presença de 37 atletas oriundos da Ucrânia.

Quanto à participação de atletas ucranianos na competição, o presidente da federação refere que «neste momento, o que a Federação Internacional de Ginástica impõe é que não podem haver participantes russos, nem bielorrussos».

Foto: Jornal da Maia

Para Fernando Barros «é uma satisfação enorme» poder voltar ao formato presencial desta competição. «Pelo número de participantes que temos, nota-se que estava tudo com uma saudade enorme deste tipo de eventos», diz, fazendo referência ao facto de haver cerca de 50% de novos clubes inscritos, comparativamente a 2020.

Quanto à realização destas provas na Maia, Fernando Barros diz ainda que «desde o MIAC de 2020 que a Câmara Municipal passou a dar um apoio financeiro mais forte, que já era mais do que merecido, dada a dimensão do evento e porque o risco de algo correr mal está sempre do lado do Acro Clube da Maia», uma vez que esta coletividade é responsável pela organização.

Para Hernâni Ribeiro, o MIAC e o FIG World Cup, além de dinamizarem o território, na medida em que trazem à Maia «milhares de pessoas», «dinamizam com toda a certeza a economia local, principalmente depois da pandemia».

O vereador do Desporto refere ainda que estas competições são «muito importantes para o desenvolvimento desportivo». «Trazer um evento com este número de atletas internacionais, e com a qualidade que aqui temos, para nós cumpre três objetivos, dar visibilidade a esta modalidade, dar a oportunidade aos atletas de, no seu concelho, competirem com atletas de todo o mundo e com isso, inspirarem-se, superarem-se e treinar para atingirem outro nível competitivo e, por fim, é também uma grande propaganda ao desporto que, estou certo, leva crianças a optarem por se inscreverem», diz.

De mencionar ainda que os eventos decorrerão em simultâneo no Complexo Municipal de Ginástica e no Complexo Municipal de Ténis da Maia. Durante o dia de hoje decorrem os treinos oficiais e inicia-se o MIAC.

A partir de amanhã dá-se início à Taça do Mundo que contará com a presença da Equipa Nacional composta por 17 ginastas. Conheça aqui a Delegação Portuguesa presente na Taça do Mundo.

Compartilhar este post