Maia| “Ternura” é o nome da nova escultura, inaugurada em Milheirós
Natural de Milheirós, Maia, Ilídio Fontes homenageou os seus antepassados, numa escultura que passa a mensagem de ternura.
O artista Ilídio Fontes inaugurou no Jardim de Calvilhe, na freguesia de Milheirós, a escultura “Ternura” que retrata o «sentimento que eu estava a ter pela minha companheira que atravessava uns meses difíceis» começa por explicar o escultor.
Depois de 50 anos de casamento, Ilídio Fontes produziu esta obra onde retrata duas pessoas, que se conhecem e se amam há muitos anos. A figura feminina olha o horizonte enquanto que o homem observa a companheira com um olhar de ternura, nascido de um afeto de anos.
Para o artista esta escultura é uma «homenagem aos nossos antepassados» e pretende passar uma mensagem de “ternura e de amor que se vai consolidando ao longo dos anos».
Depois da escultura estar pronta, Ilídio Fontes questionou-se «o que vou fazer com ela?» e pensou em oferecê-la ao município. Dirigiu-se até à câmara para falar com o presidente e este logo aceitou.
Entre as várias pessoas presentes no Jardim para a inauguração da obra, estavam António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia e Mário Nuno Neves, vereador da cultura da autarquia.
Para o vereador, esta escultura «tem particular sentido, até porque o artista é maiato e quis entregar à terra que o viu nascer, uma obra de arte que tem grande significado para ele e para grande franja da nossa população».