Maia promove a polinização em espaços verdes do concelho
O Município da Maia está a desenvolver uma ação massiva de promoção da polinização, em diversos espaços verdes do concelho, alertando a população para a necessidade de fomentar esses ciclos tão relevantes para a preservação da biodiversidade.
A polinização, que é um recurso natural, é reconhecida como um serviço valioso e essencial para o ecossistema, permitindo o transporte de pólen de flor em flor através de agentes polinizadores.
Por isso, ciente da importância dos fenómenos de polinização e da necessidade de preservar estes ciclos tão importantes para o funcionamento dos ecossistemas e para a manutenção da biodiversidade, a autarquia decidiu promover o processo.
Na medida em que, no território do Concelho da Maia, foram identificados, numa primeira fase, 10 espaços adequados à beneficiação da polinização e, ainda, conscientes da necessidade de informar os cidadãos de que o corte vegetação não tem sido realizado precisamente para se criarem estas zonas que a autarquia considera serem “muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas”.
No âmbito de uma campanha de sensibilização da comunidade concelhia, foram colocadas placas de identificação nas “Zonas de Beneficiação da Polinização”, que se apresentam no formato de uma abelha.
As placas informativas foram instaladas esta semana e estão visíveis em vários espaços verdes do Município, designadamente na Rua 5 de Outubro, freguesia da Cidade da Maia; Via Dr. Francisco Sá Carneiro, freguesia de Moreira; Parque de Avioso – S. Pedro, Freguesia do Castêlo da Maia, Rua da Aldeia, freguesia de Vila Nova da Telha; Rua do Xisto, freguesia de Nogueira e Silva Escura; Vereda Ponte de Parada, freguesia de Milheirós; Casa do Alto, freguesia de Pedrouços; Rua da Caverneira, freguesia de Águas Santas; Rua do Serrado, freguesia de S. Pedro de Fins e no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia, na freguesia de Folgosa.