Maia| Novo equipamento ambiental na ETAR de Parada

Maia| Novo equipamento ambiental na ETAR de Parada

Município da Maia contrata o Grupo NOV para a “Construção de Decantador Secundário e Sistema Mecânico de Desidratação de Lamas na ETAR de Parada”, em Águas Santas.

Foi através de concurso público internacional que o nosso concelho contratou o consórcio, constituído por NOV Pro Construções, BioSmart – Soluções Ambientais e Lena Engenharia e Construções para a “Construção de Decantador Secundário e Sistema Mecânico de Desidratação de Lamas na ETAR de Parada”. O concurso, entregue a este conjunto de empresas, tem um valor superior a 1,1 milhões de euros e tem a duração previsível de cerca de um ano.

Com este investimento, a estação de tratamento de águas residuais amplia a capacidade de tratamento das águas e prepara a infraestrutura para poder, num futuro próximo, efetuar o designado tratamento terciário dos efluentes.

Segundo o caderno de encargos, a empreitada garantirá a execução das obras de construção civil, equipamentos e instalações elétricas e automação relativas à beneficiação da ETAR de Parada (4.º decantador secundário e espessamento mecânico de lamas biológicas).

O processo de tratamento do efluente é caracterizado por duas fases. A primeira fase assenta no tratamento da fase líquida, consistindo no tratamento preliminar (gradagem e desarenação), tratamento primário (decantação) e tratamento biológico (por lamas ativadas). Já a segunda fase consiste no tratamento da fase sólida, consistindo no espessamento, digestão anaeróbia (sem oxigénio, a quente) e desidratação mecânica.

As lamas obtidas no processo de tratamento são alvo de digestão anaeróbia, aproveitando-se também o biogás para produção de eletricidade. A lama é, no final, desidratada e enviada para a Estação de Compostagem de Lamas contígua à ETAR. Nesta instalação é produzido um corretivo orgânico denominado Agronat.

De acordo com a informação do município “desde 1992 que a ETAR de Parada apoia uma parte significativa da bacia hidrográfica do rio Leça, tratando os efluentes de cerca de 75% do Concelho da Maia e de uma grande parte da freguesia de S. Mamede Infesta, do Concelho de Matosinhos. Abrange um total de mais de 80000 habitantes, tratando um caudal médio de 18000 3/dia”.

Compartilhar este post