Maia no combate à Crise Energética: menor consumo e mais eficiência

Maia no combate à Crise Energética: menor consumo e mais eficiência

Em Dia Mundial da Poupança, a Câmara Municipal da Maia realizou na passada segunda-feira, uma Conferência- debate subordinada ao tema “Crise Energética”, no âmbito do Projeto BaZe – Living Lab.

A abertura esteve a cargo de Miguel Azevedo, colaborador do BaZe e, logo de seguida Marta Peneda, vereadora com o pelouro da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia teve oportunidade de anunciar que a autarquia vai lançar uma série de medidas de poupança de energia, a saber:

Redução do consumo energético associado à iluminação pública:

Através do ajuste dos horários de funcionamento da iluminação pública do Município da Maia, com o desfasamento em 30 minutos por dia, sendo que a mesma deverá ligar 15 minutos após o pôr-do-sol e desligar 15 minutos antes do nascer do sol. “Um pequeno desfasamento que, no global, permitirá uma mudança considerável”, assumiu a vereadora.

Irá ser também efetuado um concurso no âmbito do Eco.AP para a substituição de todas as luminárias tradicionais do concelho por LED. Importa referir que 60% já foram substituídas.

Redução do consumo de energia relacionado com iluminação interior e exterior dos Edifícios e Monumentos:

Redução dos períodos de horário de funcionamento da iluminação interior e exterior de Edifícios, bem como da iluminação decorativa de Monumentos e promoção da substituição da iluminação tradicional por iluminação de tecnologia LED.

Redução do consumo energético associado à climatização de espaços:

Regular temperaturas dos equipamentos de climatização interior, para o máximo de 18°C no inverno e o mínimo de 25°C no verão.

Redução do consumo energético em piscinas e complexos desportivos:

Reduzir a temperatura da água e temperatura de aquecimento ambiente das piscinas cobertas em 1°C e regular a temperatura dos Sistema de Água Quente Sanitária (AQS) para as recomendadas no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), sem comprometer a manutenção dos sistemas nem as medidas necessárias a evitar a legionella.

Promoção de fontes de energia renovável:

Fomentar a produção local de eletricidade através de sistemas de aproveitamento de fontes de energia renovável, bem como o uso das mesmas para produção de água quente sanitária.

Concretização do Projeto “Porto Solar Metropolitano”, para a implementação de painéis solares fotovoltaicos nas coberturas de Edifícios Municipais.

Aumento da eficiência hídrica nos Edifícios:

Redução do tempo de água corrente e adequação da temperatura da água do sistema de aquecimento à estação do ano, bem como a adoção de estratégias de redução do consumo de água em lavagens e nas instalações sanitárias.

Reduzir o desperdício de água na rega de espaços exteriores:

Programação da rega dos espaços verdes públicos em horários de menor evaporação, nomeadamente, através da ligação dos sistemas de rega entre as 20h00 e as 07h00 na primavera/verão e desligando os sistemas de rega no outono/inverno e promoção da instalação de sistemas de rega inteligentes com sensores de humidade.

Observatório Local de Energia da Maia

Criação de um “Observatório Local de Energia para a Maia”, que permita a consulta e monitorização dos consumos energéticos das Infraestruturas do Município em tempo real.

Maia Renewable Hub:

Abertura de um local de atendimento e apoio aos cidadãos e empresas, no âmbito da literacia energética e na promoção de medidas de eficiência energética e energias renováveis.

Ações de sensibilização no âmbito da eficiência energética e promoção de energias renováveis:

Distribuição do atual “Guia de Boas Práticas de Eficiência Energética e Hídrica do Município da Maia”, bem como a realização de campanhas promocionais referentes a “Mobilidade Sustentável”, incentivando o uso do transporte público em detrimento do transporte individual e do uso de modos de mobilidade mais sustentáveis.

Para o presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, «as medidas propostas vão permitir ao Município fazer face à atual situação de crise energética que se atravessa e a eventuais disrupções futuras e pretendem contribuir para a redução do consumo energético nas áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade» acrescentando que «embora o Município da Maia já possua um PAES – Plano de Ação para a Energia Sustentável 2030, em implementação, algumas medidas previstas no documento vão ser agora aceleradas e, em alguns casos, antecipadas». O presidente aditou ainda que «no contexto atual de severa crise energética, é imprescindível que a gestão dos consumos energéticos se ajustem à realidade, procurando mitigar os impactos da crise e incrementar, até ao limite do possível, o uso eficiente da energia».

Compartilhar este post