Maia| Fernando Leite conta-nos a sua história na McDonald’s

Maia| Fernando Leite conta-nos a sua história na McDonald’s

Com cerca de 8 500 colaboradores e com 185 restaurantes no nosso país, a McDonald’s Portugal celebra, este ano, o seu 30º aniversário. O modelo de negócio da marca assenta numa forte rede de franchising, sendo que mais de 80% dos restaurantes são geridos por empresários locais, os chamados franquiados.

Fomos conhecer Fernando Leite, franquiado do restaurante Maia Centro. Foi no ano de 1999 que tudo começou, quando este decidiu candidatar-se a franchising da McDonald’s. Fernando Leite conta-nos que «o meu primeiro restaurante foi em Braga (…) e passados três anos abri no Parque Nascente. Depois em Barcelos, no ano de 2009 e, nesse mesmo ano, fiz a aquisição de um restaurante em Viana. Depois, fiquei com os restaurantes da Maia e Ermesinde. Entretanto abri em Ponte de Lima».

Ao Jornal da Maia, o franquiado revela que «gerir um restaurante com esta dimensão não é tarefa fácil e há que se adaptar». Refere que teve um crescimento “ziguezaguiante”, «tive que começar a criar uma estrutura para dar resposta ao negócio, porque isto tinha outras exigências. O negócio começou a tornar-se mais complexo e transformou-se muito ao longo destes 20 anos» e acrescenta «a verdade é que esta cadeia de restaurantes tem muito sucesso e isso deve-se aos valores que a McDonald’s transmite, sendo estes a diversidade, a equidade e a inclusão». Neste tema, Fernando Leite revela que «tentamos ser os mais inclusivos possíveis e temos muita gente, de todas as raças e de várias nacionalidades. Somos a porta de entrada, muitas vezes, para quem se radica no país e quer entrar no mercado de trabalho».

O Franquiado mostra que a adoção destes valores, são importantes para o sucesso do restaurante, no entanto é necessária uma dedicação por parte de funcionários, chefes, gerentes, etc…e que «ajudei no desenvolvimento desta marca, ao “vestir a camisola”. Sou uma pessoa crítica, e enquanto eu achar que as minhas opiniões são ouvidas e que consigo dar um contributo, no sentido de melhorar muitas vezes o que está em discussão, cá estarei». E cá está desde 2016, no restaurante Maia Centro. A pandemia veio a ser um obstáculo, mas, segundo o franchisado, «a marca fez um bom trabalho, do ponto de vista de prestação de serviço à comunidade, com várias iniciativas que também fizemos cá».

Iniciativas de apoio:

É Susana Rente, assistente de marketing do franqueado Fernando Leite, que nos explica as várias iniciativas que têm levado a cabo ao longo destes anos de pandemia. Uma delas é o apoio à Fundação Ronald McDonald (FIRM) que tem como objetivo ajudar famílias com crianças em tratamento hospitalar. Susana destaca uma das iniciativas que a McDonald’s realiza, todos os anos, em prol da Fundação, a Campanha McSorriso que «por cada McMenu vendido, a McDonald’s e os seus franquiados, contribuem com 0,25€ para a FIRM».

Ainda ligado à Fundação, Susana conta-nos que «todos os restaurantes fazem imensas visitas à Fundação Ronald McDonald, com jantares, almoços, lanches temáticos. Já fizemos lá Natais, S. João, Magusto. Os próprios colaboradores do restaurante fazem recolha de bens, de primeira necessidade, e vão levar à Casa Ronald do Porto».

Outra das iniciativas, realizadas aqui no concelho da Maia é “Animaia”, que segundo Susana, «estamos juntos ao posto de turismo na maia com um espaço onde temos balões; a banca da FIRM com os produtos; os artigos da Maria e do Pedro; fazemos pinturas faciais às crianças e temos animação.». Acrescenta ainda que, «por altura do dia mundial da criança, não só este restaurante, mas outros também, apoiam imensas escolas e creches com ofertas de refeições e animações. Este restaurante fez uma oferta à creche de Sta. Luzia, em Moreira da Maia; o Maia Auchan também fez uma oferta de refeições e apoiou caminhada da juventude bracarense com ofertas de refeição, garrafas de água… e também já oferecemos menus ao centro social de Ermesinde».

Para além destas iniciativas, a McDonald’s participa num programa da associação GRACE, em defesa do património nacional, «em que o gerente do restaurante Maia centro e outra gerente foram para campos de cultivo, no contexto de recuperação, de reconstrução. Foi uma experiência muito gira porque depois os habitantes ofereceram refeições nas suas próprias casas».

Para ajudar, os maiatos podem ir «ao site da própria fundação podem ver como contribuir. Temos as nossas caixas da fundação, onde as pessoas podem deixar um donativo».

Novidades na McDonald’s do Maia Centro

No final da entrevista, Fernando Leite quis fazer uma revelação aos maiatos, adiantando através do Jornal da Maia que está previsto, para o primeiro trimestre do próximo ano, «uma intervenção significativa com dois propósitos: reorganizar o espaço envolvente ao restaurante, criar uma pista dupla, o chamado “side by side”, com “fast foward” e redecorar o restaurante com “menu boards” digitais, ou seja, tecnologia de ponta». O franquiado ainda justifica o porquê desta intervenção, «é uma situação que os clientes merecem e também necessitam. Este restaurante já vai fazer 24 anos. Queremos tornar o restaurante mais atrativo e melhorar a experiência do cliente».

De referir que a McDonald’s, com sede nos Estados Unidos, começou em 1940. É a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrgueres, servindo em todo o mundo cerca de 68 milhões de clientes por dia, e em 119 países através de aproximadamente 37 mil pontos de venda.

Compartilhar este post