Maia| “Educar Corações” pretende promover a igualdade

Maia| “Educar Corações” pretende promover a igualdade

Alunos de Erasmus foram recebidos na Câmara Municipal da Maia e abordaram temas como a igualdade e a inclusão social.

O Agrupamento de Escolas de Pedrouços acolhe, entre os dias 26 e 30 de setembro, a comitiva de Erasmus +. Durante esta semana, 27 alunos e 10 professores, provenientes de Espanha, Turquia, Eslovénia, Alemanha e Polónia têm a oportunidade de conhecer o concelho da Maia e a cidade do Porto.

A comitiva, acompanhada por três professores do AE de Pedrouços foi recebida pela equipa municipal da educação da Câmara Municipal da Maia para debater o tema da “Igualdade no âmbito da Herança Europeia”. No salão nobre da Câmara, a equipa de educação aproveitou a oportunidade para partilhar com a comitiva um breve resumo do trabalho que o município tem desenvolvido na promoção da Igualdade – o Plano Municipal Maia Equal +.

O projeto Erasmus, denominado por “Educating Hearts” aborda temas como a igualdade de género, tolerância social, racial, cultural e religiosa, bem como várias outras formas de inclusão social, nomeadamente a inclusão de pessoas com deficiência ou idosos. Para Sónia Lopes, professora coordenadora da AE Pedrouços, este é um tema «muito válido e urgente de ser tratado, principalmente entre alunos, que são o nosso futuro». Serem recebidos no município «é um prazer (…) a Câmara está muito à frente, em termos de educação, portanto é sempre um exemplo e fazemos questão de estar aqui e conhecer um bocadinho do trabalho que tem sido feito pela câmara» refere Sónia Lopes.

Já não é a primeira vez que a autarquia recebe alunos Erasmus e Paulo Gonçalves, adjunto da vereadora Emília Santos, sublinha que «nós gostamos de receber bem todas as pessoas que nos visitam, mas quando temos a oportunidade de receber alunos e professores de outros países ainda maior é esse gosto, de partilharmos aquilo que nós somos e aquilo que nós fazemos».

Christina Sabine Leiber, professora alemã já esteve em Pedrouços, há quatro anos atrás e estava ansiosa por voltar. Segundo a professora, este projeto é importante para «mantermo-nos juntos, levantar valores europeus e deitar abaixo algumas barreiras da nossa cabeça, que provocam circunstâncias horríveis em alguns países». Por fim, Christina Leiber refere que «a Maia é muito progressiva, a educação é incrível (…) adoro a escola que nos recebeu».

Depois da sessão no salão nobre, a comitiva realizou uma visita guiada à Câmara Municipal e à Torre do Lidador, acompanhados por Mário Aguiar, técnico superior e representante do turismo da autarquia.

Foto: Jornal da Maia

Compartilhar este post