Maia considerada um bom exemplo no setor da Habitação
No âmbito da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, o presidente da Câmara Municipal da Maia irá ser orador na conferência “Novas Políticas Locais de Habitação”. Esta é gratuita, mas sujeita a registo.
No dia 24 de novembro, quarta-feira, pelas 11h15, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto irá ser palco da conferência onde António Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, irá apresentar os bons exemplos do nosso município. Esta, é promovida pela “Agenda Urbana” em parceria com a “Vida Imobiliária”.
A abertura será feita por Álvaro Santos, CEO e fundador da Agenda Urbana, entidade que organiza com a Vida Imobiliária esta sessão, onde participarão ainda José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra; Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira; Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho; e Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. A moderação será de Paulo Valença da Agenda Urbana.
A Maia elaborou a sua Estratégia Local de Habitação, documento que define a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação e que serviu de enquadramento e suporte à elaboração da candidatura ao “1.º Direito”, programa de apoio ao acesso à habitação, que aposta em “abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo”.
Segundo Álvaro Santos, «a Câmara Municipal da Maia e o seu presidente têm demonstrado uma sensibilidade muito especial pelo setor da habitação que afeta de forma clara a qualidade de vida das famílias da Maia. Essa preocupação está amplamente demonstrada na forma exemplar como o município tem captado os recursos financeiros disponíveis com a Nova Geração de Políticas de Habitação. O trabalho que está a ser desenvolvido por este município merece ser acompanhado de forma atenta não só pelo volume do investimento, mas sobretudo pela eficácia a que se propõe com as suas políticas».
Silva Tiago, como orador, vai abordar a estratégia inovadora do município na promoção da acessibilidade à habitação, dando a conhecer todas as prioridades, opções, programas e instrumentos que a Maia está a adotar para concretizar o potencial da Nova Geração de Políticas de Habitação.
Com vista a encontrar 757 soluções habitacionais para as famílias do nosso concelho, a Câmara da Maia irá investir 62 772 440, 25€.