Maia| Candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha abrem já no domingo

Maia| Candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha abrem já no domingo

Foto: Navarra

O concurso consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada e podem ser atribuídas até quatro Menções Honrosas. O prazo para as candidaturas termina a 31 de outubro.

O prémio, de natureza não pecuniária, destina-se a Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dada relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda.

António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, explica que «atribuímos o nome do arquiteto João Álvaro Rocha ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, considerando que uma parte significativa desse trabalho foi realizada no Município da Maia, tendo como objetivo que a integridade e autenticidade da sua obra possa servir como referência ao prémio que instituímos».

De iniciativa da autarquia, o prémio com periodicidade bienal, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitetura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte. A APJAR promove a participação em arquitetura pelas comunidades locais e internacionais a partir da obra de João Álvaro Rocha.

O regulamento, aviso e mais informações estão disponíveis em pma.joaoalvarorocha.pt, e nos sites da Câmara Municipal da Maia e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos.


SOBRE:

João Álvaro Rocha nasceu em 1959 e faleceu prematuramente em 2014. Desenvolveu grande parte da sua atividade profissional de arquiteto na Maia. Foi professor de arquitetura em diversas escolas e universidades.

O trabalho de João Álvaro Rocha ficou indelevelmente associado ao concelho e à cidade da Maia, onde estão as suas obras de maior fôlego, de que são exemplo a inserção urbana da linha Verde do Metro do Porto e os empreendimentos de habitação social do PER, além de outras obras de natureza privada, que atestam a coerência, qualidade e relevância urbana do seu percurso profissional.

Desenhou casas para os concelhos da Maia, Porto, Viana do Castelo e Santarém, habitação coletiva para a Maia, Fafe, Sagres, Vila das Aves, Matosinhos e Esposende; equipamentos e serviços para a Maia, Matosinhos, Santo Tirso, Porto e Vila do Conde; e projetos urbanos para a Maia, Ponte de Lima e Granada (Espanha).

Compartilhar este post