LIGA: Lideres empatam (2-2) no Dragão, e FC do Porto mantêm vantagem

LIGA: Lideres empatam (2-2) no Dragão, e FC do Porto mantêm vantagem

Se o Sporting era a última equipa que tinha perdido no Dragão, o FC do Porto somava por vitórias os 16 últimos jogos da liga que lhe permitiam uma confortável vantagem de 6 pontos sobre o adversário desta noite, e mediante vitória, derrota ou empate ficaria a 9, 3 ou 6, respetivamente. Ficou tudo igual, 6 pontos.

Mas vamos ao jogo, em que o Sporting precisava de vencer para manter viva a esperança de revalidar o título. Começou melhor o Porto que logo aos 25 segundos, por Evanilson, quase marcou valendo a intervenção de Adam a desviar um remate cruzado à boca da baliza.

Os Leões ripostaram logo a seguir por Paulinho que roubou a bola à entrada da área a Vitinha, e rematou em posição frontal, mas à figura do recuperado Diogo Costa. Não o fez aí mas pouco depois em resposta a uma assistência e já bem no centro da área, rematou de cabeça com Mbemba ao seu lado a assistir, sem resistir. Começavam a correr melhor as coisas ao Sporting com a vantagem no marcador, e na prática a reduzir a desvantagem na classificação.

Claro que o FC do Porto reagiu instalou-se no meio-campo adversário, mas o futebol começava a ser lento, fruto do adormecimento que o Sporting procurava impor para manter a vantagem. Neste cenário chegou o minuto 33 quando numa jogada começada na direita do ataque do Sporting, a bola passou para a esquerda, novamente para a direita, onde estava Saravia que pôs no centro onde surgiu desmarcado Nuno Santos que, sem oposição rematou a contar para o 0-2. O Dragão ficou em silêncio pois uma desvantagem de dois golos, perante o atual campeão, mesmo jogando em casa, é um resultado muito difícil de recuperar.

Contudo os Dragões não baixaram os braços, continuaram a porfiar e quatro minutos volvidos, Taremi assiste Fábio Vieira que à entrada da área remata, rasteiro e colocado, fazendo a redondinha anichar-se no fundo das redes dos forasteiros, fazendo as bancadas acordar e voltar a acreditar numa recuperação, mesmo que não à vitória ou pelo menos ao empate, que não fizesse o FC do Porto perder a vantagem de seis pontos que tinha antes.

Mas foi sol de pouca dura pois daí até ao intervalo voltou-se ao jogo lento, agora até demasiado quezilento com diversas interrupções, alguns amarelos e quase nada de jogo jogado.

Em resumo nesta primeira metade o FC do Porto atacou mais, mas não foi suficientemente sagaz para criar verdadeiro perigo e golos. Ao invés o Sporting jogou mais lento, mas foi acutilante no contra-ataque, e daí fez os seus golos e a confortável vantagem que angariou nos primeiros 45 minutos.

Na etapa complementar os Dragões entraram a todo o gás e logo aos 49 minutos, Evanilson, embalou para a baliza, mas foi travado em falta por Coates, que já tinha um amarelo e com mais este viu o vermelho, ficando o Sporting a jogar com apenas 10 em campo, enquanto o FC do Porto passava a reunir melhores condições para chegar ao golo, até pela influência que Coates tem no centro da defesa da equipa de Ruben Amorim.

Perante a vantagem numérica os Dragões deram continuidade ao desempenho ofensivo, sem contudo imprimirem a velocidade que só viria mais tarde através das substituições efetuadas por Sérgio Conceição.

Oportunidades só num remate de primeira efetuado por Zaidu, com a bola a embater no poste, aos 59 minutos, e outra a sério só aos 78 minutos quando Taremi responde de cabeça a um centro de Fábio Vieira, e remata para golo, empatando a partida.

A partir daí os Dragões continuaram a jogar rápido, o Sporting a tentar suster o ímpeto, mas praticamente não houve mais lances de finalização evidente, voltando-se isso sim, ao jogo quezilento do final da primeira parte, desta feita de forma agravada ao ponto de o jogo terminar, e durante largos minutos se assistir a diversos ajuntamentos com empurrões, e algumas agressões de parte a parte com apenas alguns elementos, de parte a parte, a tentarem, sem sucesso, separar os contendores.

Fica o resultado empatado, a dois golos que mantém a distância de seis pontos, entre os adversários desta noite que em conjunto apenas ficam prejudicados para o perseguidor Benfica que assim fica mais próximo do Sporting, e com hipóteses de chegar ao segundo lugar. Quanto ao título faltam 12 jornadas e os seis pontos são bons para o líder, mas de maneira nenhuma decisivos.

Com este resultado em 176 jogos para a Liga, contam-se 68 vitórias para a equipa da casa contra, 49 empates e 59 vitórias do Sporting, que considerando apenas os jogos em casa do FC do Porto, reduz respetivamente para 63, 32, 19, em 114 jogos.

Compartilhar este post