LIGA EUROPA: FC do Porto faz a remontada e vence Lazio por 2-1

LIGA EUROPA: FC do Porto faz a remontada e vence Lazio por 2-1

Foi o jogo de reencontro entre dois amores de Sérgio Conceição, O atual clube, o FC do Porto, e a Lazio, onde jogou com sucesso entre 1988 e 2000, fazendo 103 jogos.

Estas equipas haviam-se encontrado apenas em 2002/2003, para a extinta taça UEFA com vitória do FC do Porto em casa, por 4-1, e empate a zero em Roma.

Já no passado recente, a Lazio só perdeu um dos seis últimos jogos, e em contraponto o FC do Porto não perde à 12 vencendo os últimos 11. Por outro lado, nos últimos 11 jogos em casa contra equipas italianas, o FC do Porto só perdeu um, mas venceu os 3 que disputou sob a batuta de Sérgio Conceição.

Era, pois, um cenário de algum equilíbrio, com pendor mais para os Dragões, mas em futebol a bola é redonda e tudo pode acontecer.

Esta noite cabia aos visitados a iniciativa, mas os minutos iam passando e não havia FC do Porto nem a habitual entrada de Dragão. Em contraponto era a Lazio que ia fazendo o seu jogo, sem criar perigo nem arriscar, portanto um jogo brando de parte a parte. Até que aos 23 minutos Mattias Zaccagani colocou o estádio em silêncio fazendo o golo para a sua equipa, no seguimento de um canto, onde apareceu a desviar à boca da baliza, com classe, e sem hipótese para Diogo Costa.

Golo da Lazio

Foi o mote para o acordar do Dragão que passou a ser mais rápido, ainda que continuasse pouco esclarecido. Mas adivinhava-se o golo é ele aconteceu aos 37 minutos, com uma assistência de João Mário na direita surgindo entre os centrais, Toni Martinez, que em desvio de cabeça, à ponta de lança, e sem tirar os pés do chão atirou a contar. Pouco depois foi intervalo e pouco mais a registar.

Primeiro golo de Toni Martinez

Na etapa complementar Vitinha foi chamado a jogo para substituir Fábio Vieira que havia visto um amarelo, e Galeno para o lugar de Marco Grujic. Logo no primeiro lance parecia que os Dragões vinham com outra atitude, e os resultados não se fizeram esperar, novamente por Toni Martinez, com o mesmo João Mário a assistir, mas deste feita finalizando com o pé, sem hipótese de defesa para Strakosha.

Festejo de Toni Martinez após obter o segundo golo.

Com a vantagem no marcador o FC do Porto continuou a carregar no acelerador, até cerca dos 70 minutos, sem conduto criar grandes oportunidades. Daí em diante foi a Lazio que foi ganhando terreno e até criando algumas oportunidades sem, contudo, almejar o golo.

Com este resultado o FC do Porto vai a Itália em vantagem, acrescida, pois agora os golos obtidos fora deixaram de contar para efeitos de desempate, o que não o isenta de marcar novamente, pois será muito difícil de aguentar um nulo no marcador.

Para a história do jogo e desta noite, no estádio do Dragão, ficam duas efemérides a 100ª vitória de Sérgio Conceição em casa, e os 15 milhões de espetadores desde a inauguração.

Compartilhar este post