Líder mundial em mobilidade inteligente e sustentável encontra-se na Maia

Líder mundial em mobilidade inteligente e sustentável encontra-se na Maia

Novo Centro de Engenharia e I&D da Alstom está instalado na freguesia de Pedrouços, na Maia e tem como missão desenvolver soluções de vanguarda em mobilidade digital e sinalização.

Decorreu na passada quarta-feira, dia 14 de setembro, a inauguração do novo Centro de Engenharia e I&D da Alstom em Portugal, dedicado à sinalética ferroviária com vista à exportação.

«Um sonho tornado realidade» foi a expressão com que David Torres, diretor-geral Alstom Portugal começou a cerimónia de inauguração. Depois de ter contado a história da empresa e falar sobre a sua evolução, o responsável realçou os três pilares estratégicos: «proximidade com os clientes e fornecedores; o compromisso com o desenvolvimento de tecnologia e indústria local e trazer “know-how” para o país».

Presente na inauguração esteve também Paulo Duarte, diretor executivo da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP) – Cluster da Ferrovia, que referiu a existência de duas bases muito importantes: «o fator educativo, ou seja, os jovens têm que ver que, se estudarem na área da ferrovia, têm um futuro extremamente aliciante e competitivo (…) e ao nível das empresas, há que internacionalizar as empresas e aqui nesta pequena empresa, sem ter de se deslocar ao exterior, pode mostrar o seu produto a partir daqui deste centro de inovação».

Para o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, a instalação deste novo centro foi uma «agradável surpresa» acrescentando que «a Maia é uma cidade muito magnética e avança muito depressa». Silva Tiago teve ainda a oportunidade de visitar o novo centro com uma área total de aproximadamente 460m2 e uma equipa inicial de 25 engenheiros e técnicos.

A empresa francesa, presente no nosso país há mais de 30 anos tem trabalhado com «quase todas as administrações locais» como a Comboios Portugal (CP); Metro do Porto e Metro de Lisboa. Segundo David Torres «temos uma colaboração com a Metro do Porto para diversas extensões do sistema de rede, mas pretendemos ter muitos outros no futuro».

Atualmente, dois em cada três comboios em circulação em Portugal foram produzidos pela Alstom ou com tecnologia Alstom. De referir que, mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades de bordo são geridas pelo sistema Convel ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português. No panorama da mobilidade urbana, a Alstom está também encarregue do sistema de sinalização da Metro do Porto e dos 102 comboios que servem a rede.

Compartilhar este post