Juventude de Pedrouços comemora 50 anos
A cerimónia de aniversário realizou-se a seis de novembro, na sede do clube, e contou com a presença do presidente da Câmara, Silva Tiago; do vereador com o pelouro do Desporto, Hernâni Ribeiro; do vice-presidente da Associação de Futebol do Porto, Albino Nogueira; do vice presidente da Confederação Portuguesa das coletividades de cultura, recreio e Desporto, Adelino Soares; da Presidente da Junta de freguesia de Pedrouços, Isabel Carvalho; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Vítor Santos. Por parte da Juventude de Pedrouços, estiveram presentes o presidente, Joaquim Alves e do conselho fiscal, Mário Ramos e uma plateia com alguns representantes de coletividades do concelho.
No início foi pedido um minuto de silêncio pelos fundadores e associados que já partiram. «A seis de novembro de 1971, um grupo de amigos decidiu formar um clube de futebol, ao qual deram o nome de Juventude de Pedrouços Futebol Clube», começou por dizer o presidente, Joaquim Alves, recordando no seu discurso, todo processo da criação desta coletividade que festeja as bodas de ouro.
«O Juventude de Pedrouços F.C. começou por conseguir um espaço que serviria para ser a sede social que, passado uns anos foi ampliada e reestruturada pela Câmara Municipal da Maia. Mais tarde, seguiu-se a compra de uma carrinha de transporte para os atletas e equipa técnica. Na área do desporto conseguimos dois campeonatos distritais da primeira divisão de amadores, uma taça da Associação de Futebol do Porto e, em plena Pandemia, fomos campeões distritais da primeira divisão em masters», refere o presidente, acrescentando que «foi um orgulho conquistar um título no ano em que se celebra os 50 anos da coletividade». De igual forma, Joaquim Alves não esquece a secção das pescas e refere que embora desativada, conquistou troféus, «temos um orgulho igualmente enorme».
Para terminar, Joaquim Alves diz ainda que na direção «tudo faremos para que o clube continue a crescer rumo aos 100 anos, com a colaboração da Junta de freguesia e da Câmara Municipal», desejando a todas as coletividades as maiores felicidades pessoais e desportivas.
O edil Silva Tiago, tomou a palavra e no seu discurso referiu «Eu faço tudo para ir pelo menos uma vez às colectividades, que é no dia de aniversário. São muitas, perto de 100, as colectividades no concelho. Estou cá com todo o gosto para vos felicitar. Queria lembrar o sócio nº 1, presente, o Sr. Teles, que valoriza muito este clube. Vou a muitas colectividades, mas esta é uma colectividade humilde, mas muito bem arrumada, limpa. Os troféus estão todos expostos de uma forma correcta e ordenada, as placas e os títulos todos expostos de forma organizada. Quando visitei a sede, o presidente da colectividade, disse-me que foi um associado que pintou esta sede» e acrescentou « como prémio desse empenho e dedicação, a CM da Maia vai oferecer 5000 € para ajudar a pagar este esforço todo e ajudar nas despesas correntes do funcionamento do espaço. Dá gosto ajudar e a CM Maia vai voltar a ajudar à semelhança de todas as colectividades, devendo estas ser bem cuidadas e ter gente» e para terminar « Dou os parabéns pelos 50 Anos e vamos ver ainda de quem é este espaço, que estará disponível para compra, para que a Camara da Maia tente comprar para que fique para o município e para a colectividade.