JSD distribuiu “fatura do governo”

JSD distribuiu “fatura do governo”

A JSD Distrital do Porto assinalou o Dia do Trabalhador, um de maio, com a realização de uma iniciativa que teve como objetivo chamar a atenção para a precariedade salarial dos portugueses.

Durante a manhã do feriado, cerca de 50 jovens da JSD percorreram as ruas do Porto e distribuíram flyers, onde estava representada a fatura do custo de vida mensal de um jovem português. Segundo comunicado de imprensa, a fatura continha as despesas mensais, evidenciando que os baixos salários levam a uma vida cada vez menos digna e mais limitadora em termos de perspetivas da emancipação e de um melhor futuro.

Para a JSD, estes valores «são o resultado de uma economia cada vez mais frágil e menos competitiva, fruto de políticas socialistas que têm afetado negativamente o sistema económico e o tecido empresarial português e, por consequência, a vida dos trabalhadores».

De acordo com informação disponibilizada pelo partido:

Portugal tem o décimo salário médio mais baixo da Europa e, em 2022, a carga fiscal aumentou para 41,8%, colocando Portugal como o décimo país da OCDE com os custos laborais mais elevados devido a impostos e contribuições sociais. Portugal é o país europeu com os trabalhadores menos satisfeitos, sendo que apenas 21,6% afirmam o contrário, segundo estudos do Eurostat. Os dados indicam, ainda, que a carga fiscal em Portugal representa 36,4% do PIB, colocando Portugal na sexta posição do ranking de países da União Europeia com o maior esforço fiscal, tendo sido considerado, em 2020, o país da UE onde a pobreza mais cresceu.

Bruno Bessa, maiato e presidente da JSD Distrital do Porto afirma que «estes dados são alarmantes e mostram que as políticas socialistas têm falhado em proteger não só os direitos e garantir um futuro justo para os trabalhadores portugueses, mas também a permitir que os empresários e as empresas possam prosperar numa economia mais aberta e competitiva». O autarca continua dizendo «não podemos permitir que este caminho de precariedade e mediocridade continue. É importante que medidas eficazes sejam tomadas para reduzir a carga fiscal sobre o trabalho, melhorar os salários e garantir melhores condições para os trabalhadores».

A iniciativa pretendeu aproximar os cidadãos da realidade existente e apresentar propostas de futuro que tenham em consideração as pessoas, dando um sinal de alerta para o que se passa em Portugal.

Compartilhar este post