Já sabe como vai ser o 25 de Abril na Maia?

Já sabe como vai ser o 25 de Abril na Maia?

O Município da Maia vai comemorar os 48 anos do 25 de Abril com um conjunto de atividades cívicas, culturais e desportivas.

O programa cívico começa na sexta-feira, dia 22 de abril, às 21h00, no Salão D. Manuel I (Salão Nobre) dos Paços do Concelho, com a Assembleia Municipal Jovem – Tema de debate proposto para esta sessão promovida pela Assembleia Municipal da Maia: “O impacto das Fake News nos jovens”.

 Já na segunda-feira, dia 25 de abril, dia da Liberdade e feriado nacional, às 10h00, na Praça do Doutor José vieira de Carvalho, decorrerá uma atuação das duas bandas do Concelho da Maia, são elas a Banda Marcial de Gueifães e a Banda de Música de Moreira da Maia.

Depois deste momento, segue-se a cerimónia protocolar do hastear das bandeiras.

Já às 10h30, no Salão D. Manuel I (Salão Nobre) dos Paços do Concelho, haverá uma sessão solene da Assembleia Municipal da Maia evocativa do 48º aniversário do 25 de abril de 1974 – “Revolução dos Cravos”

Decorrida a referida sessão, seguir-se-á uma atuação do Ensemble de guitarras do Conservatório de Música da Maia, terminando com intervenções dos: Presidente da Câmara Municipal da Maia; Representantes das diversas forças partidárias com assento na Assembleia Municipal; Presidente da Assembleia Municipal da Maia.

O encerramento da sessão solene será com a participação do Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia.

Foto: D.R.

Programa cultural e desportivo

No que ao teatro diz respeito, o Grande Auditório do Fórum da Maia receberá a trilogia teatral “Identificação de um (o meu) país “. Trata-se de um trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Art’Imagem, que retrata a vida em Portugal nos últimos 70 anos, de 1945 até aos nossos dias.

Na quinta-feira, às 21h30, sobe ao palco “O fascismo (aqui) nunca existiu!”; no sábado, à mesma hora, poderá ver “Os anos que abalaram o (nosso) mundo!” e na segunda-feira, dia 25, às 16h00, a peça “Ai o medo que (nós) temos de existir!” A entrada para as três peças de teatro é livre.

Já no que se refere à Música e Exposições, segunda-feira, dia 25 de abril, às 17h30, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, será apresentado pela AJA Norte, o livro “JOSÉ AFONSO – Todas as Canções”:

“José Afonso – Geografia de uma Vida” é também o tema da exposição que pode ser visitada na Biblioteca Municipal até 30 de abril. De acesso gratuito, a mostra ilustra sucintamente os locais que marcaram a jornada do artista, mostrando simultaneamente a cronologia da sua vida. A iniciativa reúne um conjunto de painéis que retratam um interessante registo geográfico e cronológico desta importante referência do panorama musical português.

Por sua vez, no âmbito do Cinema, sábado, dia 23 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal Venepor é apresentada a proposta que o Cineclube da Maia preparou para apresentar neste fim-de-semana de evocação do 48.º aniversário do 25 de Abril é o filme “Prazer, Camaradas!”, de José Filipe Costa. Os bilhetes estarão à venda na bilheteira do auditório.

Por fim, no domínio do Desporto, domingo, dia 24 de abril, às 10h45, vai realizar-se a Corrida da Liberdade Cidade da Maia, uma prova de 10 km, com uma duração máxima de 2 horas, com partida e chegada junto ao Estádio Vieira de Carvalho.

Compartilhar este post