Inovação: Cartão inteligente irá identificar reciclagem em condomínios

Inovação: Cartão inteligente irá identificar reciclagem em condomínios

A Maiambiente avança já amanhã com um novo método piloto, no âmbito do projeto Recicle Mais. Pague Menos.

O novo modelo tarifário, implementado na Maia, irá ser usado em prédios servidos por contentores de via pública. A partir de agora, os moradores nestes prédios passam a ter um cartão inteligente que permite desbloquear a tampa de acesso ao contentor destinado aos resíduos indiferenciados, e assim, ao depositar aí o seu lixo, é contabilizado o respetivo volume que cada utilizador coloca dentro do contentor.

Desta forma, a Tarifa de Resíduos deixa de estar indexada ao consumo de água e passa a ser calculada em função do lixo indiferenciado produzido e depositado no contentor, o que significa que quanto menos resíduos entregar, menos paga. Para a Maiambiente, “este é um modelo mais justo, na medida em que cada um paga só pelos resíduos que produz, incentivando à separação dos materiais destinados à reciclagem”.

O teste começa, amanhã, pelas 17h00, na Rua Álvaro Aurélio Céu Oliveira, Cidade da Maia (Urbanização do Chantre) e tem uma duração prevista de três meses. No final do teste, estes utilizadores serão informados dos resultados obtidos, nomeadamente quanto à simulação da tarifa que pagariam, se calculada em função dos resíduos indiferenciados que depositaram no contentor. 

Para Marta Peneda, Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente «pretende-se que a nova Tarifa de Resíduos na Maia, pioneira no país, seja mais justa e mais transparente para todos, capaz de estimular a adesão à reciclagem e simultaneamente promotora do principal pilar da gestão de resíduos que é a prevenção da produção».

Cartão inteligente

Compartilhar este post