Hoje há concerto na Igreja Nossa Senhora da Maia
O Concelho da Maia recebe, entre os dias 11 a 18 de outubro, o Festival Internacional Órgão & Música Sacra. As igrejas mais emblemáticas do Porto, Maia, Gondomar e Valongo são palco de 42 concertos.
Na Maia, o Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, a Igreja de Nossa Senhora da Maia, a Igreja de Silva Escura, o Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, a Igreja de S. Tiago de Milheirós e a Igreja de São Faustino de Gueifães são os locais onde vai decorrer esta atividade cultural.
Hoje, pelas 21h:30, na Igreja de Nossa Senhora da Maia há o concerto excecional para órgão e orquestra sinfónica, com a organista Ilaria Centorrino (Itália) acompanhada pela Orquestra Sinfónica da ESMAE/IPP sob a direção do maestro José Eduardo Gomes.
Programa: Fantasia Concertante (1969) para órgão e orquestra de câmara de Frederico de Freitas (1902-1980) e a Sinfonia no 3 em Dó menor “Órgão” de Saint-Saëns (1835-1921) na comemoração dos 100 anos da morte do compositor e integrado nas comemorações dos 500 anos do Foral da Maia.
O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra, segundo Filipe Veríssimo, Diretor Artístico, tem como objetivo «preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse das populações pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da criação e implementação de uma proposta de oferta cultural para a região que seja regular, bem articulada e sustentável».