Ginastas do Acro Clube da Maia revalidam título e tornam-se tetra campeãs do mundo

Ginastas do Acro Clube da Maia revalidam título e tornam-se tetra campeãs do mundo

Entre tambores, aplausos e gritos de apoio chegaram, esta segunda-feira, ao Aeroporto do Porto, as campeãs do mundo da modalidade. As atletas do Acro Clube da Maia brilharam no Azerbaijão e trouxeram para casa mais sete medalhas.

Depois de uma semana intensa no Campeonato do Mundo, as atletas do Acro Clube da Maia regressaram a casa com o sentimento de dever cumprido. A equipa do Maia Hoje deslocou-se até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro para captar este momento. As cores de Portugal invadiram o aeroporto, assim como o barulho dos tambores e do hino no meio de abraços e palavras de carinho.

As atletas, Rita Ferreira, Ana Rita Teixeira, Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Beatriz Carneiro, e o treinador Lourenço França foram recebidos pelo presidente do Acro Clube da Maia, Fernando Barros; pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago; pelo vereador do desporto, Hernâni Ribeiro, entre outras individualidades. Presente estava também o presidente da Junta de Freguesia de Moreira, Carlos Moreira, entre outros adeptos e simpatizantes.

O Acro Clube da Maia, integrado na Seleção Nacional de Acrobática, foi parabenizado depois da excelente participação no Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática. O par feminino composto por Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira sagrou-se Tetra Campeão do Mundo ao conquistar, no último domingo, o quarto título mundial da carreira desportiva e o terceiro nesta edição de 2022. As ginastas superaram todas as expectativas e subiram ao primeiro lugar em todas as provas disputadas nos Mundiais.

No primeiro dia de prova, as “Ritas”, como é carinhosamente apelidado este par, terminaram o exercício combinado com 28 780 pontos, batendo o par da Hungria e do Cazaquistão.

No sábado, seguiu-se a segunda medalha de ouro no exercício de equilíbrio. Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira obtiveram um total de 28 750 pontos. Nos restantes lugares do pódio estiveram os pares britânico e do Cazaquistão.

Quanto a esta participação, Ana Rita Teixeira disse-nos que “a receita” para o sucesso é «o gosto pelo desporto, o foco e o não desistir», uma vez que treinam cinco horas por dia. A dupla, que treina em conjunto há quatro anos, admite não contar as medalhas que já conquistaram, mas contam estar «orgulhosas de todo o nosso percurso até aqui».

Também do Acro Clube da Maia, o grupo feminino composto por Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Beatriz Carneiro foi vice-campeão do mundo. Para as atletas esta foi a primeira participação, enquanto grupo, num Campeonato do Mundo, mas garantiram duas medalhas de prata, uma delas conquistada no último domingo. O apoio da família, dos amigos e dos colegas do clube é «essencial para conseguirmos este sucesso», refere Beatriz Carneiro, acrescentando que «trabalhamos imenso e tivemos algumas dificuldades nas últimas semanas devido a uma lesão grave da Bárbara». Para a atleta, no final das contas, «esta foi uma prova de superação e estamos muito satisfeitas com o nosso trabalho». Já Francisca Maia diz-nos que «esta é uma ótima sensação e é a recompensa do esforço que tivemos ao longo deste tempo todo para conquistar alguma coisa mundialmente».

Com o cachecol de Portugal aos ombros estava Fernando Barros à espera da chegada das suas atletas. Ao Maia Hoje, o presidente mostrou-se orgulhoso, dizendo que esta receção no aeroporto é «o mínimo que podemos fazer para reconhecer o valor que elas demonstraram nestes últimos dias e que tão bom resultado e boa imagem conseguiram para o nosso país». Com esta prestação, Fernando Barros espera que «a modalidade ganhe cada vez mais força e que se imponha cada vez mais a nível internacional».  

Lourenço França, destaca o facto de a modalidade não ter estatuto de olímpica, dizendo que «há um problema por resolver da parte da Federação Internacional de Ginástica, da parte do Comité Olímpico Internacional». Apesar deste “problema”, o treinador considera que esta é «uma história de resiliência e de esforço». Em declarações aos meios de comunicação, Lourenço França revela que estas ginastas «treinam às 06h00, antes de irem para a escola (…) há aquela certeza de que já repetimos tantas vezes, já fizemos tantas vezes que entramos com alguma paz de espírito».

Para Hernâni Ribeiro, «esta é mais uma afirmação do desporto da Maia (..) é um grande orgulho ter atletas desta qualidade a representar coletividades do nosso município». O vereador acrescenta ainda que «para atingir este nível de desempenho, é preciso trabalho e qualidade igual a outra qualquer modalidade».

Depois de congratular as atletas e tirar algumas fotos, Silva Tiago disse-nos, em entrevista, que estas conquistas são «muito importantes para a juventude da Maia e de Portugal», acrescentando que «a Maia, o Acro Clube da Maia e Portugal estão de parabéns».

Veja o nosso vídeo onde captamos este momento:

Compartilhar este post