Fórum da Maia integra Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Fórum da Maia integra Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Na passada sexta-feira, dia 17 de fevereiro, a Direção Geral das Artes divulgou através de um despacho do ministro da cultura, que o Fórum da Maia passa a integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

A iniciativa, desenvolvida pela Direção-Geral das Artes, tem como objetivos divulgar a arte contemporânea portuguesa, conferindo-lhe centralidade, capacitando os seus agentes, promovendo o trabalho em rede, reforçando a sua visibilidade pública e contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e coesão do território.

O Fórum da Maia é uma obra do arquiteto José Carlos Loureiro inaugurado a 1 de junho de 1991 e desde então tem vindo a acolher, de forma gradual uma política cultural, no seu núcleo, alicerçada em três pilares fundamentais, “a formação, o divertimento e a inovação”.

Com este reconhecimento o Fórum da Maia assume-se no panorama nacional da arte contemporânea, destacando a sua importância na intervenção no território.

São 66 os equipamentos/ espaços culturais que aderiram à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Estão dispersos por 36 concelhos em Portugal continental e regiões autónomas, nomeadamente seis no Alentejo, três no Algarve, 16 na Área Metropolitana de Lisboa, 14 na Região Centro, 24 no Norte – 14 na área Metropolitana do Porto –, dois na Região Autónoma da Madeira e um na Região Autónoma dos Açores.

Compartilhar este post