Fins de Semana Gastronómicos na Maia

Fins de Semana Gastronómicos na Maia

Evento decorre nos dias 6, 7 ,8, 13, 14 e 15 de maio Participam, na edição de 2022, 19 restaurantes de diferentes freguesias do Município.

Este mês afirma-se no concelho com a realização dos “Fins de Semana Gastronómicos”, evento por excelência do Porto e Norte de Portugal no âmbito da dinamização do Produto Turístico Estratégico: Gastronomia e Vinhos.

Assim, nos dias 6, 7 ,8, 13, 14 e 15 de maio, os restaurantes da Maia apresentam os menus representativos das iguarias do concelho, afirmando-as como um destino de experiências gastronómicas.

No contexto do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (apresentado no passado dia 30 de abril, que confirma a Gastronomia e Vinhos como um produto turístico estratégico para o município), o mês de maio será dedicado à gastronomia maiata, aliando-se a esta iniciativa um conjunto de eventos associados à mesma.

Como complemento, existe, de igual modo, uma programação turístico-cultural, com visitas, workshops, música e animação, ações de capacitação e formação.

Fins de Semana Gastronómicos   

Este ano, o prato principal varia entre o Cabrito à Maiata, o Bacalhau à Lidador ou a Vitela Assada. Como entrada, para degustar, há um petisco tradicional do receituário da Maia, a famosa Bola de Cebola. Para fechar uma bela refeição, nada melhor do que o afamado Leite Creme de Milho, à sobremesa.

Bola de cebola
Foto: D.R.

Os fins de Semana Gastronómicos estão também associados à sustentabilidade e às boas práticas ambientais, através dos projetos seletiva de trifluxo, orgânicos e rolhas de cortiça da Maiambiente e o projeto embrulha.

“Projeto Embrulha”

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara da Maia e da LIPOR contra o desperdício alimentar no setor da restauração do concelho. O projeto teve início em 2019 e nesta edição de 2022, pretende alargar aos restantes restaurantes que ainda não são aderentes.

Conversa sem reservas com a Chef Marlene Vieira

Ainda no âmbito da programação do Maio Gastronómico, hoje, dia 7 de maio, a partir das 15h30, a Quinta dos Cónegos, recebe as “Conversas sem reservas” com a Chef Marlene Vieira, Chef do restaurante Zunzum, que ficou mais conhecida agora pela sua participação no Masterchef Portugal e que é natural da Maia.

A chef Marlene Vieira, vai estar à conversa com Nelson Marques, autor do livro “Chefs Sem Reservas”.

Compartilhar este post