Filipa Martins com resultado histórico

Filipa Martins com resultado histórico

Filipa Martins, ginasta do Acro Clube da Maia, encontra-se no Japão para disputar o Campeonato do Mundo de Ginástica Artística. Hoje, dia 19 de outubro, conseguiu resultado histórico no Mundial.

Desde o dia 11 de outubro que, Filipa Martins, se encontra em Kitakyushu, no Japão para competir no Campeonato do Mundo. O balanço desta competição é positivo para a atleta portuguesa, uma vez que conseguiu o apuramento para as finais de Paralelas Assimétricas e de All- Around. Na categoria de Paralelas Assimétricas, a ginasta alcançou um oitavo lugar, após um exercício pontuado em 14.133 e no qual figurou o seu já mundialmente famoso “Martins”, movimento já registado pela Federação Internacional de Ginástica. No All-Around, Filipa Martins passa à final, para a qual se qualificavam as 24 melhores ginastas, no sexto lugar, o que lhe permite também um inédito lugar na rotação das melhores do mundo para a discussão das medalhas. A atleta somou à pontuação de Paralelas Assimétricas as seguintes pontuações nos restantes aparelhos: 13.300 no salto, 12.666 na trave e 12.933 no solo.

Lourenço França, diretor-técnico do Acro Clube da Maia, destaca que «é a primeira vez que Portugal alcança uma Final por aparelhos e é a primeira vez que consegue colocar uma ginasta do Top 8 do Mundo nas Preliminares». O mesmo recorda o «ano de sonho» que tem sido, «com o primeiro título Mundial para Portugal e as 7 medalhas no Europeu, como na Ginástica Artística, com a participação nos Jogos Olímpicos, a Final de paralelas nos Europeus e agora estas duas Finais nos Mundiais de Artística. São muitos sonhos num ano só e num clube pequeno, que sofreu muitíssimo com a pandemia mas que conseguiu dar a volta bem por cima». Lourenço França continua e elogia a atleta, dizendo que «a Filipa Martins traz um raio de esperança para a Ginástica Nacional. Ela mostra que é possível. Mostra que a determinação, aliada ao treino, aos melhores treinadores e às boas condições pode produzir resultados de excelência. Ela é o elo que faltava na nossa modalidade para por todas as jovens ginastas a pensar que é possível».

Na próxima quinta- feira, dia 21 de outubro, a partir das 10h, será disputada a Final All- Around. Já a final de Paralelas Assimétricas será sábado, dia 23 de outubro, a partir das 10h25.

Compartilhar este post