Faz hoje 20 anos que a Via Diagonal foi inaugurada
Há 20 anos, o Maia Hoje dava a notícia, pelo saudoso jornalista António Armindo Soares:
Embora já esteja a ser utilizada há mais de três semanas, por condutores mais aventureiros que afastaram as barreiras impeditivas, o que denota a importância da nova via, este novo troço estende-se ao longo de 2300 metros, e situa-se entre a rotunda do Castêlo da Maia e a Rua Central de Frejufe, freguesia de Silva Escura, sendo o seu investimento global de 3,7 milhões de euros, aproximadamente 750 mil contos. Trata-se de uma via estruturante que atravessa as freguesias de Santa Maria de Avioso, Gondim, Silva Escura e Folgosa, e visa promover as suas interligações e, ao mesmo tempo, vem estabelecer uma ligação rápida e direta entre as zonas industriais Maia I e II.
O momento da inauguração contou também com a presença de fortes chuvadas que incomodavam, as figuras convidadas e os vários populares que não quiseram perder a ocasião.
Descerrou a lápide em parceria com Bragança Fernandes, o presidente da junta de Gondim, Afonso Azenha, autarca que foi incumbido de discursar em representação das freguesias que a via contempla. «Esta artéria é um incentivo, porque vem promover a expansão volumosa do nosso concelho, mais concretamente as freguesias de Santa Maria de Avioso, Silva Escura, Gondim, Folgosa e S. Pedro Fins», disse o autarca.
Presença muito notada foi a do governador civil do Porto, Manuel Moreira, que parafraseou as palavras de Luciano Gomes, que tinha dito que a via era em dia de chuva, «uma obra abençoada» e felicitou o município maiato pelo esforço, pelo investimento importante e significativo”. Esta obra pertence ao grande progresso, ao forte crescimento que a Maia sofreu, e que isso muito se deve «a alguém que sonhou a Maia e gizou o futuro da Maia, a figura ímpar, de cidadão, de empreendedor, de autarca que marcou na nossa região e no país: o Professor Vieira de Carvalho» salientou o governador. «Esta inauguração é um ato de dedicação e de amor, que a Câmara da Maia sabiamente liderada pelo saudoso Prof. Vieira de Carvalho preservou para a memória de todos nós e para as gerações futuras», referiu o presidente do município maiato, Bragança Fernandes.
O autarca salientou que esta via representa «um marco determinante no processo de desenvolvimento sustentado e sustentável» e representa «não só a acessibilidade facilitada em termos industriais, mas sobre tudo um significativo aumento da segurança e da qualidade de vida dos munícipes».
Após a inauguração, o presidente da Câmara Municipal da Maia percorreu e experimentou mais uma vez, no seu veículo, a nova via diagonal. Um gesto que muitos imitaram”.
In Jornal Maia Hoje, edição nº65