Exposição de Desenho e Pintura de Ricardo L Gomes

Exposição de Desenho e Pintura de Ricardo L Gomes

Entre os dias 23 de setembro e 22 de outubro, está patente na Casa do Alto, na freguesia de Pedrouços, a exposição de desenho e pintura do artista Ricardo L Gomes.

“Da E/Iminência” é o nome da exposição que apresenta um conjunto de representações provenientes da investigação de fenomenologia do gesto na esfera artística e as frequentes incursões ao campo, mar e montanha.

São apresentados uma dezena de desenhos a carvão e pastel seco, e ainda cinco pinturas a acrílico sobre tela. Observam-se eminências, provenientes de um comando ou de uma fonte de origem gestual. Estes desenhos viabilizam-se a partir de tábuas iguais, preparadas com tinta de parede rugosa, das memórias de paredes brancas, intocáveis.

A exposição é gratuita.

Sobre o artista:

Ricardo L Gomes, artista audiovisual e professor universitário, nasceu no Porto em 1979. Estudou música na Escola de Jazz do Porto em 1994/95 e integrou bandas de rock experimental até 2003. Em 2004 venceu o 1º Prémio Praça dos Pintores – Câmara Municipal da Póvoa do Varzim. Em 2005 licenciou-se em Artes Plásticas no ramo Pintura, na Escola Superior Artística do Porto. Terminou o Curso de Formação de Professores no Instituto de Artes e Ciências em 2006. A partir de 2005 realiza várias exposições individuais e coletivas e foi Guia Intérprete na Casa da Música desde 2006 até 2021. Lecionou pintura em universidades sénior entre 2006 e 2008. Em 2008 mudou-se para Londres para trabalhar em hardware de montanhismo e expedição, atividade paralela que exerce desde sempre. Em 2009 regressou a Portugal para realizar o mestrado e lecionar Artes Visuais, colaborando ainda como músico e sonoplasta com o grupo de teatro juvenil Tebas até 2012. Em 2012 concluiu o Mestrado em Ensino de Artes Visuais, nas Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação, e Belas Artes da Universidade do Porto. No mesmo ano obteve o Qualified Teacher Status, do National College for Teaching and Leadership do Department for Education, em Manchester, e um ano depois mudou-se para Manchester para ensinar Artes Visuais. Em 2013 regressou a Portugal para lecionar Artes Visuais no ensino privado e no Ministério da Educação. Em 2015 integrou a Universidade Lusófona do Porto para lecionar Desenho, Ilustração, Geometria Descritiva, Estética, História da Arte, entre outras disciplinas artísticas, na licenciatura em Design de Comunicação. Em 2022 aceitou o convite para lecionar no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, na licenciatura em Educação Básica. Integra atualmente a bolsa de consultores e especialistas da Direção-Geral das Artes, da República Portuguesa. Em 2022 concluiu o Doutoramento em Educação Artística, com dupla titulação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente investiga o Gesto pelas práticas do Desenho e da Performance, e as relações entre Som e Imagem, Acusmática, e Composição Audiovisual.

Compartilhar este post